Apucarana

Dom Celso celebra 28 anos de ordenação presbiteral 

Da Redação ·
Bispo dom Celso Antônio Marchiori (Delair Garcia)
Bispo dom Celso Antônio Marchiori (Delair Garcia)

O bispo da Diocese de Apucarana, dom Celso Antônio Marchiori, celebrou no último domingo (06/03) 28 anos de ordenação presbiteral. Em sua página pessoal no Facebook, o religioso comentou o sacramento da Ordem.

continua após publicidade

Veja íntegra o texto assinado por dom Celso: Conforme o Catecismo da Igreja Católica, os padres, por virtude do sacramento da Ordem, são consagrados à imagem de Cristo, sumo e eterno sacerdote, para pregar o Evangelho, ser pastores dos fiéis e celebrar o culto divino como verdadeiros sacerdotes do Novo Testamento.

O padre age na pessoa de Cristo Cabeça, pois como nos diz Sto. Tomás de Aquino, “Cristo é a fonte de todo o sacerdócio; no Antigo Testamento o sacerdócio era figura de Cristo; já no Novo Testamento o sacerdote age na pessoa de Cristo”.

continua após publicidade

Pelo sacramento da Ordem, o padre recebeu um “poder sagrado”; é a autoridade do próprio Cristo que por amor se fez o último e servo de todos.

Além de representar Cristo, Cabeça da Igreja, perante a assembleia dos fiéis, o sacerdote age também em nome de toda a Igreja, quando apresenta a Deus a oração da mesma Igreja e, sobretudo, quando oferece o sacrifício eucarístico.

A respeito da pessoa do sacerdote, Sto. Cura d'Ars costumava dizer: “É o sacerdote quem continua a obra da redenção na terra”... “Se compreendêssemos bem o que o sacerdote é na terra, morrer-se-ia, não de medo, mas de amor”. [...] “O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus”.