MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Corte de gastos suspende fórum trabalhista em Apucarana

Os cortes orçamentários sofridos pela Justiça do Trabalho para o ano de 2016 fizeram com que o órgão suspendesse indefinidamente a construção de um novo Fórum em Apucarana. Com isso, a Justiça do Trabalho continuará atuando em dois locais diferentes na

Da Redação

·
Vara do Trabalho localizada na Rua São Paulo (Reprodução TNTV)
Icone Camera Foto por Reprodução
Vara do Trabalho localizada na Rua São Paulo (Reprodução TNTV)
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.02.2016, 08:08:00 Editado em 27.04.2020, 19:52:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os cortes orçamentários sofridos pela Justiça do Trabalho para o ano de 2016 fizeram com que o órgão suspendesse indefinidamente a construção de um novo Fórum em Apucarana. Com isso, a Justiça do Trabalho continuará atuando em dois locais diferentes na cidade, sendo um deles provisório.

continua após publicidade

De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), a execução da obra está oficialmente suspensa. A justificativa é a restrição orçamentária enfrentada pelo órgão para o exercício de 2016. De acordo com nota oficial do órgão, o valor inicialmente previsto para obras e investimentos para o estado, que era de pouco mais de R$ 10,1 milhões, foi reduzido para R$ 985 mil, um corte de 90%. “Como consequência, foram comprometidos os projetos de todas as obras com previsão de início neste ano, com recursos do orçamento de 2016”, diz a nota.

O TRT informou que os projetos estrutural, hidrossanitário, de prevenção e combate a incêndios foram finalizados, bem como o projeto arquitetônico, que está em fase de aprovação junto à Prefeitura. No entanto, mesmo com todas as aprovações, o prédio não tem previsão para sair do papel.

continua após publicidade

A nota finaliza dizendo que o TRT está buscando “créditos suplementares junto ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e à Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de forma a viabilizar a construção do Fórum Trabalhista de Apucarana ainda no corrente exercício”.

O juiz da 2ª Vara do Trabalho de Apucarana, Maurício Mazur, lamenta a situação. “Ainda não recebi essa informação de forma oficial, mas já era uma situação esperada, por conta das notícias recentes de corte de recursos. É uma pena essa suspensão, pois o novo prédio traria inúmeros benefícios não só ao Judiciário, mas também à população de um modo geral”, afirma. Além de Apucarana, a Justiça do Trabalho local atende ainda outras 10 cidades.

O local para a construção foi doado em junho de 2014 pela Prefeitura de Apucarana. Localizado na Avenida Central do Paraná, em área da antiga estação ferroviária do Jardim América, o terreno possui 5 mil m². Na época, o então presidente do TRT-PR, desembargador Altino Pedrozo dos Santos, visitou o local e ressaltou que “recursos não serão problema”. Na época, foi ventilada ainda a hipótese da criação de uma terceira Vara e de uma Escola Judicial.

continua após publicidade

O prefeito Beto Preto (PT) acredita que a situação é momentânea. “Estamos passando por um momento de contingência de despesas. Já sabíamos, desde a época da doação, que essa construção não aconteceria de um dia para o outro. É importante salientar que estamos construindo o futuro de Apucarana. Confio no Tribunal e acredito que teremos essa construção no futuro. A contenção de despesas é momentânea”, destaca.

Varas funcionam em dois endereços diferentes

continua após publicidade

Sem o novo fórum, as duas Varas do Trabalho continuam atuando em locais distintos. Enquanto que a 1ª Vara fica na Rua São Paulo, 95, ao lado do SESC, a 2ª Vara fica na Avenida Paraná, 79, próximo à antiga Paranamotor.

Em junho de 2015, a Tribuna publicou reportagem abordando as dificuldades decorrentes dessa distância entre as duas varas. Na época, juízes e advogados foram unanimes em destacar que o novo prédio traria diversas vantagens operacionais, como a proximidade entre todos os setores do Fórum, como a direção e a central de processos. Seria um avanço considerável sobretudo para a 2ª Vara, que funciona em local provisório: um prédio comercial alugado pelo Tribunal.

Não só os recursos para investimentos foram reduzidos, mas também os para custeio e manutenção dos trabalhos, que receberam corte de 29%. No Brasil, o dinheiro utilizado pelo Judiciário é repassado pelo Governo Federal através da Lei Orçamentária Anual (LOA). O Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (COLEPRECOR) criticou os cortes, maiores do que outros ramos do Judiciário, que ficaram em 15%.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Corte de gastos suspende fórum trabalhista em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!