Apucarana

Petrobras patrocina aulas de Karatê, Judô e Artes em Apucarana

Da Redação ·
Em reunião para a implantação do projeto, (dir. para esq.) Guilherme Carollo, coordenador do projeto Esporte e Cidadania Paraná, Jossuela Pirelli Pinheiro, superintendente do Centro da Juventude, Expedido Borjes, instrutor de Karate e Telma Mourão, técnica do Centro da Juventude - Foto: Divulgação
Em reunião para a implantação do projeto, (dir. para esq.) Guilherme Carollo, coordenador do projeto Esporte e Cidadania Paraná, Jossuela Pirelli Pinheiro, superintendente do Centro da Juventude, Expedido Borjes, instrutor de Karate e Telma Mourão, técnica do Centro da Juventude - Foto: Divulgação

Patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Socioambiental, o projeto Esporte e Cidadania Paraná, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Humano e Social (ADDES), oferece, a partir do mês de fevereiro, aulas de Karate Tradicional, Judô e Arte/Cultura para crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. A iniciativa acontece nos municípios de Apucarana, Laranjeiras do Sul, Pinhais, Pitanga e Umuarama. Baseado na defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, nos princípios do Esporte Educacional e na filosofia das artes marciais o Esporte e Cidadania Paraná foi um dos 34 projetos aprovados pela Seleção Pública de projetos sociais promovida pelo programa Petrobras Socioambiental em 2014, que contou com a inscrição de 1.421 iniciativas. 

No decorrer de dois anos, ele atenderá mais de 400 participantes. Objetivando um desenvolvimento integral e saudável de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Contando com o apoio das prefeituras locais, as aulas serão realizadas nos Centros da Juventude. Em Apucarana, os encontros acontecerão no Centro da Juventude do bairro Diamantina. Além das aulas descritas (Karate, Judô e Arte/Cultura), atividades de cidadania e integração, ligadas a biodiversidade, equidade de gênero e inclusão social.

A capacitação inicial para os Instrutores que irão atuar no projeto, está prevista para acontecer nos dias 15 e 16 de fevereiro, em Curitiba. A partir de então, seguirá a processo de implantação  e o início das atividades com as crianças e adolescentes no mês de março nos Centros da Juventude.

Sobre a ADDES
- O projeto Esporte e Cidadania Paraná é desenvolvido pela Associação Educacional de Desenvolvimento Humano e Social – ADDES, uma instituição social, sem fins lucrativos, que tem por missão “oportunizar o desenvolvimento humano e social por meio da prática de atividades esportivas, sociais e culturais”. Foi fundada em agosto de 2004, com sede em Curitiba, com objetivo de consolidar e dar continuidade aos projetos socioeducativos desenvolvidos pela Federação Paranaense de Karate Tradicional.

Em projetos anteriores a 2004, a experiência da Federação Paranaense de Karate Tradicional já havia mostrado que a prática do Karate permite mais que o desenvolvimento esportivo e físico. Possibilita uma formação integral do indivíduo e atua na transformação social. A partir desta comprovação e responsabilidade, surgiu a necessidade de consolidar uma instituição voltada para o desenvolvimento do Karate enquanto abordagem socioeducativa. Dando sequência à proposta original da Federação, a ADDES seguiu constituindo parcerias com governos e iniciativa privada para atender crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.

Ao longo de sua atuação, outros segmentos foram beneficiados, tais como adultos e idosos. Contudo, ainda hoje, seu público prioritário é a infância e juventude. Os projetos da entidade estão baseados dentro de quatro eixos principais de atuação: aulas práticas e teóricas do Karate Tradicional; atividades de arte e cultura; outras atividades esportivas e atividades de participação cidadã. Fazem parte da nossa história mais de 12 mil pessoas, das quais temos muito orgulho de juntos termos superado inúmeros desafios.

continua após publicidade

Para mais informações sobre a entidade que desenvolve o projeto basta acessar o site http://www.addes.com.br/sobre.php .