Apucarana

Novos conselheiros tutelares tomam posse

.

imagem divulgação da prefeitura
imagem divulgação da prefeitura

O prefeito Beto Preto empossou na manhã de hoje (10) aos cinco novos conselheiros tutelares titulares de Apucarana, para uma gestão de 4 anos (2016/2019). Na solenidade, realizada na sede do órgão, foi destacada a experiência do grupo que assume. Dos cinco, quatro já atuaram no conselho. 

Além da experiência, o prefeito Beto Preto enfatizou que o Conselho Tutelar começa a ser conduzido por pessoas que passaram por um reforço na capacitação nesta primeira semana de janeiro. "Estão preparados para enfrentar as difíceis situações que a função apresenta. É mais ou menos igual a um médico de pronto-socorro que tem muito trabalho e necessita de comprometimento. Ao mesmo tempo, precisam criar fatores para otimizar e potencializar os atendimentos que cada caso requer", conclamou o prefeito. "Desejo aos novos conselheiros uma gestão marcada por vitórias, ampliando a proteção, o direito e as possibilidades que as crianças e adolescentes  possam ter", complementou Beto Preto. A secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, manifestou sua expectativa com o comprometimento de cada novo membro do conselho. "Nunca se conquistou tanto para estruturar o conselho tutelar como nos últimos 3 anos. Temos um novo e amplo espaço, equipamentos, veículos e podemos conseguir ainda mais na soma de esforços para garantir os direitos e proteção de crianças e adolescentes em situação de risco. Eles são o nosso objetivo", disse Márcia. 

Os cinco membros titulares e cinco suplentes do Conselho Tutelar foram eleitos para um mandato de quatro anos, em pleito popular realizado no dia 5 de outubro do ano passado. Entre as principais atribuições do conselheiro tutelar está a de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, tendo ainda competência para aplicar medidas de proteção sempre que direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis. Os cinco novos conselheiros tutelares titulares são: Naiara de Oliveira, André dos Reis Avelar, Jean Chemounne Rech, Luci Aparecida Fernandes da Silva e Maria Estela Flora Bossato.