MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Médico de Apucarana participa de intercâmbio em Cuba

Um grupo de médicos brasileiros participou, por 20 dias, de um intercâmbio com médicos cubanos, em Havana, capital de Cuba. Um único representante do Paraná estava no grupo: o médico Odarlone Santos de Souza Orente, superintendente da Estratégia da Saúde

Da Redação

·
brasileiros estiveram em Cuba a convite da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde de Cuba - Foto: Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
brasileiros estiveram em Cuba a convite da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde de Cuba - Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.01.2016, 10:00:00 Editado em 27.04.2020, 19:53:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um grupo de médicos brasileiros participou, por 20 dias, de um intercâmbio com médicos cubanos, em Havana, capital de Cuba. Um único representante do Paraná estava no grupo: o médico Odarlone Santos de Souza Orente, superintendente da Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Apucarana, vinculada a Autarquia Municipal de Saúde.

De acordo com Odarlone Orente, os brasileiros estiveram em Cuba a convite da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde de Cuba, com objetivo de trocar informações sobre as realidades sanitárias de cada Pais, além de detalhar as peculiaridades do nosso Sistema Único de Saúde (SUS). “O Brasil, por exemplo, em algumas regiões tem malária, uma doença inexistente em Cuba”, explica o médico apucaranense.

O superintendente da ESF proferiu palestras para mais de 500 médicos cubanos, detalhando o atendimento na atenção básica e na atenção secundária, com ênfase ao trabalho desenvolvido em Apucarana. “Foi uma oportunidade de apresentar aos profissionais cubanos um sistema de saúde grande, como o existente no Brasil, e como é o funcionamento do SUS”, relata Orente. Segundo o médico, até mesmo profissionais brasileiros ficaram surpresos com o detalhamento dos serviços de saúde prestados pela prefeitura de Apucarana aos seus moradores.

Além da troca de experiência entre profissionais de saúde dos dois países, o encontro possibilitou preparar médicos cubanos para uma eventual vinda ao Brasil, dentro do Programa Mais Médicos.

APUCARANA – Ao todo 13 médicos cubanos estão atuando na rede de unidades básicas de saúde apucaranense. Os profissionais atendem a pacientes nos bairros periféricos da cidade – Colonial, América, Trabalhista, Parigot de Souza, Vale Verde, Marcos Freire, Ponta Grossa, Parque Bela Vista, Dom Romeu Alberti, Vila Nova e distrito da Vila Reis.

Conforme avaliação realizada pela Autarquia Municipal de Saúde, em pesquisa junto aos pacientes destas localidades, o índice de aprovação ao trabalho dos médicos cubanos supera a 80%.

Para o prefeito Beto Preto este é um resultado expressivo e demonstra que a população vem sendo atendida de forma adequada. “Desde o início de nossa administração buscamos corrigir as distorções existentes no atendimento à população na área de saúde e os resultados são visíveis. Entretanto, muito ainda precisa ser realizado e estamos comprometidos em trabalhar cada vez mais para atender todas as demandas relacionadas à saúde”, afirma o prefeito.

QUEM É - O médico Odarlone Santos de Souza Orente, tem 35 anos de idade e desde 2007 é formado pela Escola Latino-americana de Medicina de Havana, com residência em Medicina de Família e Comunidade no Sistema Municipal de Saúde Escola de Fortaleza (CE).

continua após publicidade

É servidor efetivo da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana desde 2012, tendo atuado na Unidade Básica de Saúde do Núcleo Habitacional Parigot de Souza. O convite para o intercâmbio em Cuba foi formalizado ao prefeito Beto Preto, que imediatamente o indicou para mostrar aos cubanos o trabalho da área de saúde realizado em Apucarana e os resultados positivos alcançados nos últimos três anos.

O MAIS MÉDICOS - O Programa Mais Médicos foi lançado em 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, com o intuito de formar recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde – SUS. O programa faz parte de uma parceria estabelecida pelo Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

continua após publicidade

Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, foram ampliados os investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Médico de Apucarana participa de intercâmbio em Cuba"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!