Apucarana

Seminário avalia instalação da Cresol em Apucarana

Da Redação ·

Uma das etapas para a implantação da Cooperativa de Crédito Rural Solidário (Cresol) em Apucarana será cumprida hoje  (23/11), com a realização de um seminário que discutirá a viabilidade de instalação da unidade. O evento acontecerá às 9h30, no Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas. A expectativa é reunir neste primeiro encontro cerca de 150 pessoas, entre agricultores, entidades e parceiros. 

continua após publicidade

Foto: José Luiz Mendes

continua após publicidade


A mobilização para o encontro está sendo conduzida pela Prefeitura de Apucarana, através das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Instituto Emater e Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). De acordo com Antônio Roberto Nogueira, da Prefeitura de Apucarana e que está ajudando a coordenar o seminário, diretores da Cresol das unidades de Ivaiporã e Guarapuava estarão em Apucarana para fazer uma apresentação da cooperativa de crédito.  

Criada há 20 anos, a partir de uma experiência na região Sudoeste do Paraná, a Cresol tem como perfil o atendimento de agricultores familiares e atualmente conta com135 mil cooperados, nos estados do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia, São Paulo e Rio de Janeiro, estando presente em aproximadamente 450 municípios.

O seminário de instalação é considerado um termômetro para a instalação da cooperativa de crédito rural. “A mensuração do interesse da comunidade numa possível chegada da unidade é uma exigência tanto do Banco Central quanto da Cresol, que trabalha com carteira mínima entre 200 e 300 clientes. Contudo, avaliamos que em Apucarana o interesse em adesão será bem maior”, comenta Nogueira.