Apucarana

Técnicos vão orientar agricultores sobre o uso racional de herbicidas

Da Redação ·
Técnicos vão orientar agricultores sobre o uso racional de herbicidas - imagem divulgação da Prefeitura de Apucarana
Técnicos vão orientar agricultores sobre o uso racional de herbicidas - imagem divulgação da Prefeitura de Apucarana

A equipe de profissionais da Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Apucarana inicia nesta semana um trabalho de campo visando levar novas orientações aos produtores rurais sobre o uso correto de agrotóxicos. A medida, segundo explica o secretário Municipal João Carmo da Fonseca, vai atingir todas as propriedades do município, com foco especial às áreas vizinhas as que aderiram ao Programa Terra Forte, que em sua vertente principal incentiva a diversificação da produção agrofamiliar através da fruticultura.

“Começamos a receber notificações de casos de fitotoxidade (requeima) causado pelo herbicida 2.4-d, usado no controle de pragas nas culturas da soja, milho e trigo. O que estamos procurando é fazer uma ação preventiva no sentido de evitar transtornos maiores ao projeto, reforçando orientações técnicas importantes que infelizmente às vezes são negligenciadas”, assinala Fonseca. No trabalho de campo, os técnicos da agricultura vão entregar ainda um documento orientativo sobre a ação.

continua após publicidade

“Trata-se de uma conversa de conscientização e alerta para a importância do assunto. Dependendo da topografia da propriedade, da velocidade do vento, do tipo de bico de aplicação, o agrotóxico aplicado inadequadamente pode se expandir a até cinco quilômetros, causando prejuízos a terceiros que podem originar até causas judiciais”, reforça o secretário.  Além da fruticultura, as hortaliças são outras culturas suscetíveis ao uso irracional de agrotóxicos. A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Apucarana está à disposição para mais esclarecimentos sobre o uso racional de agrotóxicos. O contato pode ser feito através do telefone 3423-5020.