Apucarana

Apucarana promove IX Encontro Municipal da Mulher Negra

Da Redação ·

Apucarana sedia neste sábado (14/11), o IX Encontro Municipal da Mulher Negra, com o tema “Visibilidade da Mulher Negra na Sociedade Brasileira”. Uma iniciativa do Movimento Apucaranense de Consciência Negra (Macone), o evento ´´e realizado no Colégio Estadual Nilo Cairo, a partir das 8 horas. A programação se concentra na parte da manhã, envolvendo apresentações artísticas, debates e palestra. 

continua após publicidade

Foto Delair Garcia

continua após publicidade


Logo após a abertura acontece a Mesa dos Saberes, um momento em que convidados vão compartilhar experiências profissionais de vida. A atividade conta com a participação de Jandira Fernandes, mãe de santo Eloiá Katu, do terreiro Viva Deus. 

Ela recebeu da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2008, diploma de reconhecimento de Zeladora da Religião Afro-Brasileira e Memória da Cultura de Matriz Africana do Paraná; de Nilza Fátima de Oliveira, membro da Pastoral afro-brasileira da Diocese de Apucarana; e Elizabete de Souza, fundadora da Escola de Samba “Barra Funda” e também membro da Pastoral afro-brasileira da Diocese de Apucarana. 

Ainda consta na programação a palestra da doutora em Letras, na área de Estudos Literários, pela UEL, e integrante de grupo de pesquisa sobre Literatura Afro-brasileira, Silvana Rodrigues Quintilhana, abordando o tema Visibilidade da Mulher Negra na Sociedade Brasileira.