Apucarana

Projeto Novos Talentos leva professores municipais ao MASP

Da Redação ·
Projeto Novos Talentos leva professores da rede municipal ao MASP - Foto: Divulgação
Projeto Novos Talentos leva professores da rede municipal ao MASP - Foto: Divulgação

Cerca de 30 coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino apucaranense participaram, no último final de semana, de uma viagem cultural com destino à cidade de São Paulo.

O passeio foi promovido por meio do Projeto Novos Talentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Dentre os locais visitados na capital paulista, os principais foram o Museu do Catavento, a Pinacoteca e o Museu de Arte de São Paulo.

“A proposta era propiciar aos professores a oportunidade da formação continuada, integração e vivência da cultura. No MASP, por exemplo, eles tiveram acesso a obras de artistas renomados como Van Gogh, Monet e Renoir, e no Catavento viram exposições de astronomia, ciências e tecnologia”, detalhou Ivan José Coser, coordenador do Projeto Novos Talentos, do Campus Apucarana da UTFPR. A viagem faz parte de uma parceria firmada entre a UTFPR e a Autarquia Municipal de Educação em março desse ano.

“A proposta estabeleceu uma cooperação entre as partes para levar, aos educadores, alternativas metodológicas e didáticas, com conteúdo lúdico, para trabalhar diferentes conceitos em diversas disciplinas nas salas de aula”, explicou a diretora-presidente da AME, professora Marli Fernandes. Ela acrescenta ainda que, por meio dessa parceria, a UTFPR já ofereceu outras oportunidades de formação continuada aos professores da rede municipal ao longo de 2015, “como os cursos de fabricação de fantoches, de Taxonomia de Bloom e de Epistemologia das Ciências”, citou.

A visita aos museus trouxe importantes aprendizados, segundo os participantes. “Eu fiquei deslumbrada com tantas coisas lindas que vimos. Foi uma experiência divertida, instrutiva, envolta em muitas descobertas e conhecimentos, que superou todas as nossas expectativas”, afirmou Edileusa de Assis Lucas, coordenadora da Escola Municipal Professor Alcides Ramos, do Núcleo Osmar Guaracy Freire.

Compartilhando a mesma opinião, as professoras Viviane Eugênia de Oliveira e Jesuína Evellyn Nadim da Silva, da Escola Municipal Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira (Núcleo Dom Romeu Alberti), destacaram o crescimento pessoal e profissional que o passeio lhes trouxe. “A viagem foi enriquecedora e pudemos conhecer espaços diferentes e muitas obras de arte. Essa parceria com a UTFPR é relevante porque cada instituição tem um olhar diferenciado a cerca das coisas e a mistura de ideias nos abre novas perspectivas”, disse Viviane.

continua após publicidade