Apucarana

Apucarana promove curso de criação de abelhas sem ferrão

Da Redação ·

Fazendo parte do Programa de Meliponicultura, promove nesta segunda-feira (26/10) o 1º curso aberto de criação de abelhas sem ferrão. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Associação de Meliponicultura de Apucarana (Amelipo) e o Instituto Saúde Natural. Atualmente, já existem 49 produtores formados e o novo treinamento, que acontecerá no salão nobre da Prefeitura, a partir das 8h30, busca ampliar o número de criadores de abelhas nativas no Município. 

continua após publicidade

Foto: José Luiz Mendes

continua após publicidade

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, João Carmo Fonseca, o curso terá duração de 40 horas/aula, sendo 30 horas teóricas e outras 10 horas práticas. “As aulas vão ocorrer a cada 15 dias no salão nobre da Prefeitura de Apucarana e a continuidade da formação de produtores é uma das metas do programa de meliponicultura, lançado oficialmente no final de setembro”, frisa Fonseca.

Foto: José Luiz Mendes

Conforme o secretário, o programa prevê várias ações, como a implantação de um meliponário solidário e estudantil, além de um trabalho chamado de colmeia urbana que visa popularizar o conhecimento do cultivo da abelha sem ferrão. Também está prevista a implantação da Casa do Mel, um espaço coletivo destinado ao processamento e certificação do produto para a comercialização.