Apucarana

Ex-comandante da PM do Paraná faz palestra nesta sexta em Apucarana

Da Redação ·
​Roberson Bondaruk é autor de uma série de livros que tratam, entre outros temas, das questões que envolvem a segurança pública - Foto: Divulgação
​Roberson Bondaruk é autor de uma série de livros que tratam, entre outros temas, das questões que envolvem a segurança pública - Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (23), a partir das 19 horas, no Cine Teatro Fênix, em Apucarana, um tema de primeira hora na lista de prioridades da população estará em pauta: a segurança. Para tratar do assunto, um especialista: o coronel da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Roberson Luiz Bondaruk. O tema da palestra é “Segurança Feminina, Familiar e Profissional” e a realização é do Sistema Fecomércio-PR Sesc, Senac e Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Apucarana (CMEG). “Nós esperamos reunir um bom público, pois esta será uma excelente oportunidade para tratarmos de um assunto que é da maior relevância atualmente em todas as cidades”, afirma Sueli Carmona Dias, presidente da CMEG.

Bondaruk passou a responder pelo cargo de assessor de segurança institucional do Ministério Público do Estado do Paraná desde novembro 2013. Entre novembro de 2011 a outubro de 2013, foi comandante-geral da PM-PR, mas antes disso ele exerceu uma série de outros cargos, entre eles: comandante do 3º Pelotão de Polícia de Choque, comandante do Canil Central da PM-PR e oficial P/4 (Oficial de Logística), entre 1983 e 1986.  Bondaruk também foi Comandante do 1º Pelotão do 1º Esquadrão de Polícia Montada (1983 a 1986) e criador e coordenador do Projeto de Equoterapia para reabilitação de crianças e adultos carentes com comprometimento neuromuscular grave, a partir de 1992.

Formado em Direito pela Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Bondaruk também foi subcomandante do Regimento de Polícia Montada de setembro de 2004 a abril de 2005 e subchefe do Estado-Maior da PMPR, entre abril de 2007 e março de 2009. Além disso, foi o coordenador estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência do Paraná (PROERD-PR) e coordenador do Programa de  Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas do Paraná (PROVITA/PR) pela PMPR, cumulativamente, de março de 2007 a abril de 2009.

Roberson Bondaruk também é autor de uma série de livros que tratam, entre outros temas, das questões que envolvem a segurança pública. Destaque para: “Polícia Comunitária: polícia cidadã para um povo cidadão” (2004), “A prevenção do crime através do desenho urbano” (2007) e “Nossos municípios mais seguros: o papel dos municípios na segurança do cidadão” (2009).

continua após publicidade