Apucarana

Encontro regional da mulher rural chega a 22ª edição

Da Redação ·
Beto Preto destacou o trabalho da Emater na organização do encontro, criado em 1994 e que proporciona um espaço anual para discussão e troca de experiências (Foto: Edson Denobi)
Beto Preto destacou o trabalho da Emater na organização do encontro, criado em 1994 e que proporciona um espaço anual para discussão e troca de experiências (Foto: Edson Denobi)

Junto com a Expotécnica, o Encontro Regional da Mulher Rural é considerado o maior evento organizado na região pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR). A 22ª edição do evento, realizada nesta quinta-feira (22/10), foi novamente sucesso de público, reunindo mais de 600 mulheres e lotando as dependências da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea).

continua após publicidade

O tema do encontro deste ano é “Compartilhando as coisas da vida, saímos fortalecidas”. Na abertura do evento, a agricultora Ana Antonieta, do Distrito de Pirapó, falou em nome das demais participantes, que vieram de 13 municípios da região. “Eu tenho 58 anos e estou indo na escola uma vez por mês. Todos os dias a gente tem que aprender e cada vez que a Emater faz um encontro a gente leva um ensinamento para a nossa propriedade”, disse Ana Antonieta. O prefeito de Apucarana, Beto Preto, destacou o trabalho da Emater na organização do encontro, que foi criado em 1994 com o objetivo de proporcionar um espaço anual para discussão e troca de informações. “Quando cada um deixa um pouco de si, quando há mobilização social, solidariedade, cooperação, colaboração entre vizinhos e iniciativas empreendedoras, a vida melhora no campo”, afirma Beto Preto. 

“E no momento pelo qual o País atravessa, mais uma vez o que está salvando o Brasil é a agricultura”, reforça. Beto Preto aproveitou o momento para compartilhar a experiência do Programa de Economia Solidária, que esteve representado no encontro por um grupo de cerca de 10 mulheres. “É uma iniciativa que, através da Emater, pode ser levada para outros municípios do Vale do Ivaí, gerando renda e cidadania”, sugere. Beto Preto fez questão de estar acompanhado no evento por todas as secretárias mulheres da atual gestão (Denise Canesin Machado, Márcia Sousa, Marli Fernandes e Maria Agar) e pela vereadora Aurita Bertoli, além dos secretários municipais de Agricultura, Fazenda, Gestão Pública e Meio Ambiente. Também estiveram presentes a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Maria Onide Balan Sardinha, a prefeita de Califórnia, Ana Mazeto, a primeira dama de Novo Itacolomi, Adriana dos Santos, e a coordenadora geral do encontro, Jandira Valmórbida, além de membros de sindicatos que representam os agricultores. “Quero agradecer as autoridades, que foram convidadas pois têm uma relação de trabalho conosco, aos organizadores das excursões, às líderes das comunidades que distribuíram os convites, aos patrocinadores, aos que cuidaram da ornamentação. Enfim, cada pessoa que colaborou e que veio aqui traz o que tem de melhor de si”, assinala Jandira Valmórbida. Geraldo Sincero Sobrinho, que no ato representou o escritório regional da Emater, ressaltou a importância do encontro dentro do instituto.

continua após publicidade

“A Expotécnica e o Encontro das Mulheres são os dois principais eventos da Emater na região. Isso mostra que reconhecemos o papel da mulher na construção da sociedade e das famílias. Este é um encontro em que vocês trazem o entusiasmo e a alegria, sendo um momento de confraternização, de troca de experiências, carinho e esperança”, ressalta. PALESTRAS - A primeira palestra do dia ocorreu pela parte da manhã, com o tema “Reconhecendo seu potencial”, ministrada pelo professor Amauri Crozariolli. “A mulher tem um comportamento multifuncional, realizando inúmeras tarefas simultaneamente. Isso traz grandes benefícios no mundo globalizado. A palestra busca mexer com o aspecto motivacional e da auto-estima, levando as mulheres a reconhecer o seu valor e o seu papel na sociedade”, resume Crozariolli. Após o almoço, que seria servido no local, estava programada a palestra “Alçando voos’, com a servidora da Emater/Curitiba, Jussara Ribeiro. “Faço a comparação entre a águia e a galinha. Muitas vezes as mulheres se acomodam, querem colocar os filhos debaixo dos braços e têm medo ao menor sinal de perigo.

Como contraponto, temos a águia que olha para cima, busca no longe, projeta o filho para o mundo e vai em frente, ao encontro dos problemas”, compara Jussara. Além de atividades culturais, a programação previa dinâmicas com as mulheres rurais e a peça teatral “Por essa eu não esperava”. Durante o evento também foram distribuídas sementes de girassol e a Secretaria Municipal de Agricultura disponibilizou, para sorteio, 300 mudas, entre cerejeiras, quaresmeiras, palmeiras e manacás. O 22º Encontro Regional da Mulher Rural é uma promoção do Governo do Paraná, através da SEAB e Instituto Emater, e Prefeitura de Apucarana. O evento tem ainda como apoiadores e patrocinadores a Cocamar, SICOOB, Dimasa, Pro Rural, Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas e Secretaria Municipal da Agricultura.