Apucarana

SEMA promove Fórum Estadual do Lixo e Agrotóxicos

Da Redação ·

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, realiza hoje (quinta-feira – 15/10), às 14 horas, na sede da subseção Apucarana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a abertura do Fórum Estadual do Lixo e Agrotóxicos. O evento, que segue também nesta sexta-feira (16/10), é uma promoção de interiorização do debate encabeçada pelo Ministério Público do Estado do Paraná, através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente, e do Ministério Público do Trabalho (MPT-PR), em parceria com a Prefeitura de Apucarana, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA). 

continua após publicidade


Durante a solenidade de abertura, o prefeito Beto Preto assina documento de aquisição de terreno de 96 mil metros quadrados (4,02 alqueires) visando anexação à área oficial do Parque Ecológico da Raposa. Autorizado pela Câmara de Vereadores, o investimento tem aval do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAP), que liberou R$126.490,00 do Fundo Municipal de Meio Ambiente para financiar a aquisição do lote de terras. 

continua após publicidade

Foto: José Luiz Mendes


“O principal objetivo da administração municipal é frear a degradação das bordas da mata, ocasionada sobretudo pela expansão urbana na região”, informa Éwerton Pires, secretário Municipal de Meio Ambiente. Criado no início da década de 1.990, por lei a dimensão da unidade de preservação é de 290 hectares mas, apenas 47,79 hectares efetivamente foram desapropriados até hoje. Os 4,02 alqueires representam um acréscimo de 20,35% à área do parque passível de captação do chamado ICMS Ecológico.

O secretário Éwerton Pires conta que durante o fórum estadual, Apucarana apresentará a experiência da Cooperativa de Coletores e Recicladores de Apucarana (Cocap) e a lei municipal que proíbe a utilização de agrotóxicos no entorno de Unidades de Conservação (UC). O evento contará com ícones do setor no Paraná como o Dr. Saint Clair Honorato, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente, e da Dra Margaret Matos de Carvalho, promotora do Ministério Público do Trabalho no Estado do Paraná. Nesta sexta-feira, a programação tem início às 9 horas. Haverá a exposição dos objetivos do fórum e duas palestras: uma com o engenheiro agrônomo da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Ralph Rabelo Andrade, e outra com o secretário de Meio Ambiente de Apucarana, Éwerton Pires.