Apucarana

Apagão deixa 60% de Apucarana sem energia elétrica

Da Redação ·
Falha técnica causou desligamento na Subestação Apucarana | Foto: Delair Garcia
Falha técnica causou desligamento na Subestação Apucarana | Foto: Delair Garcia

Mais da metade dos consumidores de Apucarana, ficaram sem energia elétrica no início da tarde de ontem (13) por mais de 1 hora. De acordo com a Copel, uma falha no painel de comando da subestação Apucarana, sediada no Jardim Ponta Grossa, provocou um apagão em cerca de 60% das unidades consumidoras por volta das 13 horas.

Técnicos foram acionados e o sistema de distribuição de energia foi restabelecido às 14h15.O problema afetou boa parte da região central - deixando vários semáforos sem serviço, leste e norte da cidade. Foram atingidos bairros como Barra Funda, Jardim América, Jardim Ponta Grossa, Núcleo Habitacional João Paulo, Vila Formosa, entre outros.

A Copel não soube informar com exatidão quantos consumidores ficaram sem luz. “Foi um problema eletrônico interno no painel de comando da subestação que desencadeou no desligamento de quase 60% da cidade. Existe um sistema de proteção do gerador que desliga várias cargas e isola o problema. Técnicos foram acionados de imediato e conseguiram restabelecer o fornecimento de energia rapidamente”, informou o gerente de área da Copel, Aires Augusto Gonçalves Junior. 


Houve outra queda de energia por volta das 17h10, que foi rapidamente restabelecida. Segundo o gerente da Copel, o corte ocorreu devido uma manobra de equalização de carga, para evitar sobrecarga no transformador e, consequentemente, um outro apagão. “As equipes estavam regularizando a carga em todos os transformadores. Houve o pico por causa do deslocamento de carga. Se não houver regularização, pode acontecer uma nova sobrecarga”, explicou.

continua após publicidade