Apucarana

Escolas e CMEIs municipais começam a receber brinquedotecas

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Escolas e CMEIs municipais começam a receber brinquedotecas
Escolas e CMEIs municipais começam a receber brinquedotecas

Abrindo a programação comemorativa ao Dia das Crianças, a Autarquia Municipal de Educação anunciou que está equipando com brinquedotecas as 37 escolas e 22 centros de educação infantil (CMEIs) de sua rede. A meta é tornar as unidades escolares ambientes de aprendizagem que sejam também lúdicos.

continua após publicidade

A entrega simbólica dos itens para a composição dos espaços recreativos foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Madalena Côco (Vila Martins) e no CMEI Izabel Holak (Núcleo Dom Romeu Alberti). O prefeito Beto Preto, seu vice Júnior da Femac e a diretora-presidente da AME, professora Marli Fernandes, acompanharam as solenidades. Entre os produtos que foram adquiridos para as unidades escolares estão casinhas de boneca, tabelas e bolas de basquete, bandinha infantil, sólidos geométricos, fogões de brinquedo, blocos de encaixe, caminhõezinhos caçamba, caminhõezinhos de madeira, kits médicos, bonecas Barbie, torres inteligentes, blocos lógicos, alfabetos silábicos, jogos de memória, escorregadores, bichinhos de borracha com som e chocalhos mordedores. 

O investimento total da AME foi da ordem de R$ 279.559,00. O conjunto de brinquedos e jogos que está sendo enviado para as escolas, entretanto, é diferente do destinado aos CMEIs. “Cada unidade receberá materiais de acordo com a faixa etária dos alunos que atende. Os mordedores e bichinhos de borracha com som, por exemplo, são específicos para os bebês do maternal e do berçário”, explicou professora Marli. Ela ainda acrescenta que a composição das brinquedotecas é importante porque a maior parte das crianças atendidas na rede municipal permanece o dia todo nas instituições de ensino. “Devido à educação integral, os alunos ficam pelo menos 9 horas diárias nas escolas e CMEIs. Os brinquedos vêm propiciar a eles momentos de recreação, além de serem relevantes instrumentos pedagógicos para os professores”, disse. O prefeito Beto Preto, por sua vez, destacou que o número de matrículas da rede municipal tem aumentado consideravelmente. “De 2014 para 2015, nós recebemos 700 alunos a mais que o esperado nas nossas escolas. Isso significa que os pais estão percebendo que a educação pública apucaranense está alçando novo patamar a partir dos investimentos feitos. Muito obrigado pela confiança”, agradeceu. 

continua após publicidade

A presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) da Escola Municipal Professora Maria Madalena Côco, Eliane Magna de Moraes da Rosa, ratificou o que foi dito pelo prefeito. “Eu vejo que o trabalho realizado nesta gestão tem melhorado bastante a qualidade do ensino, com a disponibilização de novos materiais didáticos, uma merenda nutritiva e principalmente a ampliação e reforma dos prédios, propiciando um espaço adequado para as crianças estudarem”, afirmou. Além dos brinquedos, a Autarquia Municipal de Educação programou uma série de atividades para os seus alunos na semana que antecede o Dia das Crianças. “As escolas e CMEIs vão seguir um cardápio diferenciado nestes dias e entregaremos também um kit contendo doces e chocolates para cada criança na próxima sexta-feira”, adiantou Marli.