Apucarana

Prefeito Beto Preto estende avanço funcional aos operários 

Da Redação ·
O prefeito Beto Preto assinou decretos durante café da manhã, ontem, no pátio de máquinas | Foto: Divulgação
O prefeito Beto Preto assinou decretos durante café da manhã, ontem, no pátio de máquinas | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Apucarana continua concedendo os avanços funcionais a servidores municipais. Ontem, o prefeito Beto Preto (PT), ao lado da superintendente de Recursos Humanos, Rose Riveline, e dos secretários Nicolai Cernescu (Gestão Pública) e Marcello Augusto Machado (Fazenda), assinou decretos concedendo novos avanços funcionais para servidores das secretarias de Obras e de Serviços Urbanos, além da Autarquia de Saúde. A progressão salarial já foi aplicada na folha do mês de setembro, creditada ontem nas contas correntes dos funcionários.

Os decretos contemplam promoção aos servidores ocupantes dos cargos de pedreiro, eletricista, motorista, carpinteiro e de funções de serviços gerais. O prefeito explica que a medida cumpre a Lei Municipal nº 058/1997, que instituiu o Sistema de Cargos e Carreira do Funcionalismo Público Municipal. “No ano passado, já havíamos concedido todos os avanços em atraso, relativos ao período de 1999 a 2014, beneficiando todos os cerca de 1.400 servidores da Autarquia Municipal de Educação”, lembrou Beto Preto.

Nos próximos meses, em novas etapas, a Prefeitura continuará concedendo o avanço funcional às demais faixas de servidores. “Estamos resgatando uma obrigação que deixou de ser cumprida nos últimos 15 anos pelos ex-gestores públicos”, assinalou o prefeito. Diante das “constantes surpresas” com precatórios, multas e refinanciamento de dívidas herdadas de gestões anteriores, principalmente no tocante a encargos sociais e trabalhistas, o prefeito afirma que a atualização dos avanços atende primeiro os funcionários de menor nível salarial.

De acordo com a superintendente de Recursos Humanos, Rose Riveline, o avanço funcional é a passagem do servidor ao nível de vencimento imediatamente superior, por força do tempo de serviço. O anúncio do avanço funcional foi comemorado pelos operários, durante um café da manhã, no pátio de máquinas e veículos da prefeitura. A conduta do prefeito Beto Preto foi enaltecida pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Apucarana e Região (Sindspa), André Joaquina, e pelo presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana (Aspma), José Benedito Luiz.

O pedreiro Adenir Gregório, que tem 28 anos de carreira na prefeitura, se manifestou entusiasmado com a notícia. “Felizmente, o prefeito Beto Preto está olhando para nós com respeito, concedendo nossos direitos de progressão salarial, depois de 15 anos de espera”, comentou Gregório. A lei que garante o avanço funcional foi instituída em 1997, e havia sido aplicada uma única vez, no ano de 1999, na gestão do ex-prefeito Carlos Scarpellini, por iniciativa do então secretário de Administração, Pedro Agostinete Preto.

continua após publicidade