MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

JEP’s bate recorde de participantes em Apucarana 

A fase final “A” dos 62º Jogos Escolares do Paraná (JEP’s) reuniu delegações de 495 escolas públicas e 145 particulares de 214 municípios, totalizando 5.742 atletas. O número de participantes foi recorde, batendo a edição passada dos jogos, que havia reun

Da Redação

·
Balanço dos JEP's foi divulgado nesta sexta-feira ​Foto: Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Balanço dos JEP's foi divulgado nesta sexta-feira ​Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.09.2015, 14:25:00 Editado em 27.04.2020, 19:56:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A fase final “A” dos 62º Jogos Escolares do Paraná (JEP’s) reuniu delegações de 495 escolas públicas e 145 particulares de 214 municípios, totalizando 5.742 atletas. O número de participantes foi recorde, batendo a edição passada dos jogos, que havia reunido cerca de 5.400 atletas. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (25/09) pelo secretário estadual de Esportes e Turismo, Douglas Fabrício, e pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto, em entrevista coletiva concedida à imprensa no gabinete municipal.

Também participaram da coletiva Márcia Tomadon, coordenadora-geral dos 62º JEP’s, a professora Maria Onide Balan Sardinha, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Robson Antônio Desidera, coordenador de esportes do NRE, e Paulo Aparecido Kisner (Paulão), secretário municipal de Esportes e Lazer. Beto Preto destaca que Apucarana, que já havia sediado a final “B”, trouxe as finais da categoria “A” e já obteve a confirmação de que será a sede das finais da divisão “B” dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), na edição de 2016. “Apucarana voltou ao cenário esportivo do Paraná e queremos mais. Entregamos ao secretário Douglas Fabrício ofício com o pedido para que Apucarana sedie o macrorregional do Bom de Bola e as fases finais A e B da competição em 2016”, reforça Beto Preto.

Ao receber os pedidos, o secretário estadual de Esportes e Turismo assumiu o compromisso de realizar um grande evento esportivo em Apucarana em 2016. “Sabemos que este é um ano de dificuldades no Brasil e, neste cenário, muitas vezes o esporte é o primeiro a sofrer impactos, deixando de ser prioridade. Apucarana, pelo contrário, nos recebeu de braços abertos e realizou duas finais desta natureza. Vamos continuar investindo em quem acredita no esporte. Estamos assumindo o compromisso de realizar um grande evento esportivo em Apucarana em 2016, que poderá ser o Bom de Bola”, frisa Douglas Fabrício.

O secretário também anunciou que Apucarana foi contemplada com o Programa Segundo Tempo (PST), desenvolvido pelo governo do Estado. “O programa está sendo levado para 52 municípios paranaenses, com investimentos de mais de R$ 5 milhões, e prevê treinamentos em três modalidades esportivas”, informa. Em Apucarana, as modalidades oferecidas serão o atletismo, taekwondo e handebol. Doublas Fabrício também lembrou que os campeões de cada modalidade nos JEP’s representarão o Paraná na final nacional dos jogos escolares, que será disputada em novembro, em Londrina.

continua após publicidade

Balanço dos JEP's foi divulgado nesta sexta-feira
Foto: Divulgação

continua após publicidade


“O governo do Estado desenvolve o Talento Olímpico do Paraná (TOP), em parceria com a Copel. Os atletas que possuem talento são identificados em competições como os jogos escolares e recebem bolsas”, explica. Recentemente, a seleção paranaense participou do nacional categoria “B” dos jogos escolares, em Fortaleza. “Ao todo, 158 atletas representaram o Paraná. Das 55 medalhas que foram conquistadas, 51 eram de bolsistas”, exemplifica Douglas Fabrício. A coordenadora geral dos 62º JEP’s, Márcia Tomadon, ressalta a participação dos cerca de mil atletas portadores de necessidades especiais. “Talvez os nossos jogos são o único do País que reúne atletas regulares e especiais, disputando as provas nos mesmos horários. É um incentivo a mais para os regulares, pois enxergam que os especiais também gostam e praticam esportes”, avalia Tomadon, informando que os jogos escolares da categoria “A” foram disputados em 18 modalidades esportivas por estudantes com idades entre 15 e 17 anos.

COMPLEXO ESPORTIVO -  O prefeito de Apucarana também anunciou a terceira etapa de melhorias no Complexo Esportivo Lagoão. “Já investimos cerca de R$ 1 milhão, com recursos próprios e do governo federal, fazendo uma série de melhorias na parte interna, troca da cobertura e colocando em funcionamento a piscina. Com a definição de Apucarana como sede da final “A”, aumentou a nossa responsabilidade e aceleramos os trabalhos que vinham sendo realizados num ritmo mais lento”, pontua. O próximo passo, conforme Beto Preto, será a modernização do ginásio poliesportivo do complexo, ampliando a prevenção de incêndios, levando mais conforto e promovendo maior acessibilidade.

AMBIENTE CONFORTÁVEL - “Pensamos em um ambiente mais confortável, com a colocação de cadeiras, nem que para isso seja necessário diminuir pela metade a capacidade, que atualmente é de 4.500 pessoas”, planeja. Beto Preto também anunciou a transferência da estrutura da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que atualmente funciona junto ao Centro da Juventude. “Até o final do ano, a sede administrativa voltará a funcionar no Lagoão, para que ocorra uma boa gestão do uso da quadra, da piscina e da pista de atletismo, além do desenvolvimento de programas de treinamento neste espaço”, assinala.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "JEP’s bate recorde de participantes em Apucarana "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!