MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

​Operários se arriscam em obras de construções de edifícios 

Durante a realização de imagens para matéria sobre o número (20) de edifícios que estão em fase de construção em Apucarana, operários foram flagrados trabalhando em grandes alturas, onde qualquer vacilo pode ser fatal. É no segmento da construção civil o

Da Redação

·
​Operários se arriscam em obras de construções de edifícios  - Foto: José Luiz Mendes
Icone Camera Foto por Reprodução
​Operários se arriscam em obras de construções de edifícios - Foto: José Luiz Mendes
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.09.2015, 13:33:00 Editado em 27.04.2020, 19:56:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Durante a realização de imagens para matéria sobre o número (20) de edifícios que estão em fase de construção em Apucarana, operários foram flagrados trabalhando em grandes alturas, onde qualquer vacilo pode ser fatal.

É no segmento da construção civil onde se registra os maiores índices de acidentes de trabalho ocasionados por quedas de altura. Acidentes de trabalho acontecem, muitas das vezes, por comportamentos facilitadores das pessoas, um deles é o não uso do equipamento de proteção correto. 

continua após publicidade

Foto: José Luiz Mendes

Neste contexto, o trabalhador pode contribuir, também, para que o acidente ocorra, inclusive com ele mesmo. Sendo assim, as lesões ocupacionais acontecem, não pela exclusão de medidas de segurança por parte de empregadores, mais devido a outras causas também. Engenheiros afirmam que não se pode atribuir que os empregadores são os únicos responsáveis pelas lesões, doenças e até mortes no ambiente de trabalho.

Cada situação deve ser bem analisada e investigada. Mas é importante citar que o dono do negócio será sempre o responsável legalmente pela contratação da mão de obra. Portanto, ele deve ditar as regras de segurança no ambiente de trabalho para que todos sejam obrigados a cumprir.

continua após publicidade

Gerente regional do Crea em Apucarana, engenheiro Jeferson Ubiali:
obra com mais de 20 operários deve ter responsável técnico em segurança
Foto: José Luiz Mendes



EXIGÊNCIA DO CREA
- O gerente regional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) em Apucarana, engenheiro civil Jeferson Ubiali, explica que cabe ao órgão exigir que toda obra com mais de 20 operários tenha um responsável técnico em segurança do trabalho e esse profissional tem a obrigação orientar os trabalhadores com o objetivo de evitar acidentes.

Conforme Jeferson, quando identificadas situações de risco  que não atendam as normas de segurança, o CREA Pr  oferece denúncia ao Ministério do Trabalho, o qual é responsável pela  fiscalização para apurar se as normas estão sendo cumpridas, e este  deve aplicar as sanções e penalizações aos responsáveis pelo descumprimento de tais normas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "​Operários se arriscam em obras de construções de edifícios "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!