MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Trinta encanadores participam de curso sobre ligação de esgoto em Apucarana

O processo de tratamento de esgoto, a função da caixa de gordura e a legislação que exige que o imóvel esteja interligado se estiver disponível a rede coletora, foram alguns dos temas tratados no curso de preparação para encanadores realizado em Apucarana

Da Redação

·
30 profissionais participam de curso sobre como fazer a ligação dos imóveis na rede de esgoto da Sanepar
Icone Camera Foto por Reprodução
30 profissionais participam de curso sobre como fazer a ligação dos imóveis na rede de esgoto da Sanepar
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.09.2015, 16:51:00 Editado em 27.04.2020, 19:56:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O processo de tratamento de esgoto, a função da caixa de gordura e a legislação que exige que o imóvel esteja interligado se estiver disponível a rede coletora, foram alguns dos temas tratados no curso de preparação para encanadores realizado em Apucarana. O evento capacitou 30 profissionais para executar corretamente a ligação dos imóveis na rede, na quarta-feira (16).

continua após publicidade

  O curso foi promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com a Prefeitura de Apucarana, por meio da Agência do Trabalhador. Teve oito horas de duração, com a emissão de certificado para os participantes. “Vale destacar que a Sanepar não credencia encanadores, mas fornece uma lista com nomes em ordem alfabética para a consulta dos clientes”, lembra o coordenador do curso e técnico ambiental da Sanepar, Silvio Luiz Fachini. 

A relação dos encanadores que participam do curso fica disponível para consulta dos clientes pelo telefone 0800 200 0115 ou na central de relacionamento da Sanepar.   Fachini afirma que o diferencial do curso é o simulador da rede de água e de esgoto construído no pátio da Estação de Tratamento de Água da Sanepar, onde foi realizado o curso. Em tamanho real, tubulações de diferentes diâmetros, caixas de passagem e de gordura estão disponíveis para ilustrar as explicações. “Creio que a possibilidade de ver na prática os conceitos e a maneira como deve ser executada a ligação superou as expectativas de todos”, comenta. Ele conta que o curso teve participantes de Apucarana, Jandaia do Sul e Marilândia do Sul.   

continua após publicidade

CONHECIMENTO - “Agora me sinto mais seguro para convencer o cliente a não fazer gambiarras”, afirma Fábio Leandro Ponsi, um dos participantes do curso. Ele se refere ao conhecimento sobre a necessidade de eliminar curvas e instalar caixas de passagem para conectar as tubulações. “Ninguém quer gastar, ainda mais hoje em dia, mas é preciso investir para evitar problemas futuros”, explica Fábio.   Sônia Regina Mariano é técnica em edificações e atua como encanadora há cerca de 20 anos. Ela é defensora de que as fossas sejam eliminadas, por oferecerem riscos à saúde pública. “Além disso, tem o risco de desbarrancamento. Todas as fossas, cedo ou tarde, vão ocasionar um tipo de problema”, relata. 

Ela diz que a rede da Sanepar é o melhor destino que pode ser dado ao esgoto.   Vanderlei Rodrigues do Amaral atua na manutenção geral de imóveis, com pintura e hidráulica, e diz que não sabia como que era o processo de tratamento de esgoto da Sanepar. Segundo ele, o curso também esclareceu dúvidas de ordem prática. Com 10 anos de experiência, Vanderlei considera que o curso melhora o seu currículo.   LIGAÇÕES - Mais de 7 mil imóveis estão sendo beneficiados pela obra de ampliação da rede de esgoto em Apucarana. Os investimentos ultrapassam R$20 milhões e abrangem a duplicação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Biguaçu, três estações elevatórias e mais de 145 quilômetros de tubulações. O atendimento com coleta e tratamento de esgoto deve chegar a 80% da população ainda neste ano.  

OPORTUNIDADE – Para quem não pode participar do curso realizado nesta semana, a Sanepar está programando uma segunda turma no dia 14 de outubro. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas diretamente na Agência do Trabalhador de Apucarana, na Rua Renê Camargo de Azambuja, nº 705, em horário comercial. O curso será realizado, das 8h às 18h, na Estação de Tratamento de Água da Sanepar, na Vila Regina, Rua Papa João XIII, s/nº.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Trinta encanadores participam de curso sobre ligação de esgoto em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!