Apucarana

Apucarana recebe o maior evento esportivo estudantil da AL

Da Redação ·
Apucarana recebe o maior evento esportivo estudantil da América Latina - Foto:  Divulgação
Apucarana recebe o maior evento esportivo estudantil da América Latina - Foto: Divulgação
continua após publicidade

O município de Apucarana se prepara para receber mais uma vez os Jogos Escolares do Paraná (JEPs). A 62ª edição tem início hoje (18) e prossegue até 25 de setembro, na categoria A, para estudantes de 15 a 17 anos. A cidade já sediou, em agosto, a etapa da categoria B, de 12 a 14 anos.Localizada no Vale do Ivaí, Norte do Estado, a cidade de aproximadamente 130 mil habitantes será palco do maior evento estudantil-esportivo da América Latina (AL). Serão mais de cinco mil pessoas envolvidas na competição, entre atletas, técnicos, dirigentes e organização.

A cidade vizinha, Arapongas, também receberá algumas modalidades.Devem participar na categoria regular 4.749 atletas, além dos 993 inscritos na categoria para atletas com deficiência (ACD). Eles vão representar mais de 600 instituições de ensino que fazem parte de dos Núcleos Regionais de Educação do Paraná.As disputas acontecem em 18 modalidades – atletismo, badminton, basquetebol, bocha adaptada, ciclismo, futsal, golf 7, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, skate, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. 

continua após publicidade

Foto: Divulgação

Os campeões da etapa, no regular garantem vaga para os Jogos Escolares da Juventude, evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que será realizado em Londrina e Maringá de 12 a 21 de novembro.Já os vencedores na categoria ACD vão disputar as Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que acontecem de 23 a 28 de novembro, em Natal (RN).

Foto: Divulgação


Para o secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, a parceria com o município foi fundamental para a realização dos jogos. “Apucarana sediou de forma muito competente as finais B e, com certeza, receberá com sucesso nossos jovens atletas nesta etapa também”, afirmou. “Os Jogos Escolares são uma conquista da comunidade e, em muitos casos, o início de uma carreira vitoriosa de futuros atletas profissionais”, complementou.A 62ª edição dos Jogos Escolares do Paraná é organizada pelo Governo do Estado, através das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, com a realização da Prefeitura Municipal de Apucarana e apoio da RPC, afiliada da Rede Globo.


Confira no link a programação completa:  
ww.jogosescolares.pr.gov.br/modules/fase_final/fase.php?fase=26&cmbRegional=447&TipoDoc=2


Fonte: Agência Estadual de Notícias