Apucarana

Nova diretoria do Conselho da Assistência Social é empossada

Da Redação ·
Nova diretoria do Conselho da Assistência Social é empossada - Foto: Edson Denobi/Assessoria de imprensa
Nova diretoria do Conselho da Assistência Social é empossada - Foto: Edson Denobi/Assessoria de imprensa

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, empossou nesta quarta-feira (16/09) a nova diretoria do Conselho Municipal da Assistência Social. A assistente social Sandra Regina de Lima, que atua no Lar Sagrada Família, assumiu a presidência do conselho para o biênio 2015/2017. Formado por 14 membros titulares e 14 suplentes, o órgão reúne representantes governamentais e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar os serviços socioassistenciais no Município. 

Beto Preto afirma que a atuação do conselho é fundamental, especialmente dentro de um mandato democrático. “O conselho realiza reuniões, se posiciona, tem opinião, dialoga, tem recursos disponíveis, emite resoluções, fiscaliza e exerce o controle social. Buscamos construir uma cidade solidária, o que é difícil em tempos de redes sociais, em que as pessoas preferem ficar dentro de casa. Mas, com todos lutando pela mesma causa e, se conseguirmos envolver mais gente, teremos maior efetividade nas políticas públicas”, avalia Beto Preto.

continua após publicidade

Foto: Edson Denobi/Assessoria de imprensa

continua após publicidade



Beto Preto também afirmou que o setor vive o momento crucial da consolidação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). “Em Apucarana, nos últimos três anos, conseguimos aumentar em 60% os recursos municipais destinados às entidades sociais. São valores acima da inflação, mas ainda abaixo do que necessitam as entidades”, pondera. O conselho foi presidido no último biênio pela secretária municipal de Assistência Social, Márcia Regina de Sousa.

Ao deixar o cargo, Márcia agradeceu os demais membros do órgão e enalteceu o trabalho desenvolvido. “Ninguém constrói nada sozinho. Participo desde 1999 e nunca vi um conselho tão ativo e envolvido, que cobra e fiscaliza. Esse dinamismo faz com que toda a atividade de assistência social cresça e se fortaleça”, assinala.

A nova presidente do órgão, Sandra Regina de Lima, afirma que o conselho é um espaço democrático e de fortalecimento das políticas públicas voltadas à assistência social. “Assumir o conselho é uma satisfação e, ao mesmo tempo, um desafio. Esperamos atender as expectativas e dar continuidade ao trabalho, junto com o governo e a sociedade civil”, frisa Sandra, que terá como vice-presidente Mariane Nunes dos Santos e, no cargo de secretário, Maicon Leandro da Silva Almeida.