Apucarana

​Estudante de Apucarana é uma das vencedoras de concurso do Sicoob

Da Redação ·
O concurso é uma iniciativa do Instituto Sicoob Paraná
O concurso é uma iniciativa do Instituto Sicoob Paraná

Mais uma vez, Apucarana é destaque estadual no Concurso Cultural Sicoob. Agora através de um desenho feito pela aluna Rafaela Maria Borim, que estuda o terceiro ano no Colégio Glorinha. Ela foi uma das vencedoras da fase estadual, sendo que o concurso envolveu 13.666 alunos de 154 escolas. Rafaela ganhou um tablet e sua professora, Ana Paula Queiroz, uma poupança no valor de R$ 500,00.  O concurso é uma iniciativa do Instituto Sicoob Paraná e é voltado a turmas do terceiro e quinto anos do ensino fundamental de escolas conveniadas.

continua após publicidade

Como aconteceu nos anos anteriores, nós fomos à escola e fizemos uma palestra sobre cooperativismo. Na sequência, os alunos do terceiro ano são convidados a fazer um desenho que traduza a ideia do que é cooperativismo, enquanto os alunos do quinto ano fazem uma redação sobre o mesmo tema. Os selecionados na fase municipal disputam a fase estadual”, afirma Angélica Cardoso, que coordena, juntamente com Ivete Bertão, as atividades do Instituto Sicoob Paraná junto ao Sicoob Aliança.

continua após publicidade

Na categoria desenho, os demais vencedores são das cidades de Assis Chateaubriand, Marechal Cândido Rondon, Assaí, Foz do Iguaçu e Paranavaí. Já na categoria redação, os vencedores são das cidades de Guarapuava, São João, Cascavel, Mandirituba, Toledo e Marechal Cândido Rondon. No ano passado, o aluno João Vitor de Moura, de Apucarana, também ficou em primeiro lugar no Concurso Cultural Sicoob, mas na categoria redação.

Angélica e Ivete Bertão lembram que o Instituto Sicoob também realiza outras ações através do Sicoob Aliança, como a campanha do agasalho e o papa-pilha, que permite a retirada de grande volume de pilhas e baterias em Apucarana e todos os municípios que fazem parte da base de atuação da cooperativa. Os presidentes do Instituto Sicoob, George Hiraiwa, e do Conselho de Administração do Sicoob Aliança, Osnei José Simões Santos, acompanharam a premiação e destacaram a importância do concurso. “Ele contribui de forma direta para difundir os ideais do cooperativismo entre as novas gerações, que assim vão aprendendo a importância da união de forças em favor do desenvolvimento pessoal e da comunidade”, observa Osnei.