Apucarana

​Prefeitura de Apucarana já limpou mais de 5 mil bocas de lobo

Da Redação ·
​Prefeitura de Apucarana já limpou mais de 5 mil bocas de lobo - Fotos: Edson Denobi
​Prefeitura de Apucarana já limpou mais de 5 mil bocas de lobo - Fotos: Edson Denobi

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos da Prefeitura de Apucarana divulgou nesta semana um balanço sobre a equipe de trabalho e a limpeza de bocas de lobo na atual gestão. O número de operários, que no início de 2013 era de apenas dois, vem aumentando gradativamente, somando atualmente oito. Já a quantidade de bocas de lobo que passou por manutenção é de 5.208, serviço que já abrangeu 18 regiões da cidade.

continua após publicidade

Fotos: Edson Denobi


O prefeito Beto Preto lembra que Apucarana tem um relevo bastante acidentado, que faz com que as águas de chuvas escorram com mais força nas vias da cidade. “A falta de manutenção de bocas de lobo acarreta a obstrução de galerias pluviais, fazendo com que as águas pluviais corram sobre o pavimento asfáltico, causando fissuras, buracos e, por conseguinte, a sua deterioração”, argumenta Beto Preto. Ele acrescenta ainda que em alguns bairros a falta de manutenção já durava 10 anos e que para tornar o serviço mais eficiente foram comprados novos equipamentos e ampliada a equipe de trabalho.  

continua após publicidade


De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Jaime Gonçalves, na época em que a equipe tinha um efetivo reduzido, o atendimento se restringia às reclamações recebidas e em pontos críticos. “Mas agora estamos fazendo bairro a bairro. Nossa equipe verifica a situação de toda a rede de galerias pluviais e providencia os serviços necessários, que vão desde a limpeza da boca de lobo e da tubulação, reconstituição de meio-fio e troca de tampas de concreto e grades de ferro”, cita Gonçalves. Nesta semana, a equipe da secretaria estava na região do Núcleo Habitacional Tancredo Neves e nas imediações do Parque Biguaçu, entre o Jardim América e o Jardim Trabalhista. 

continua após publicidade




“No Tancredo Neves, nas proximidades da creche e do campo de futebol, utilizamos 18 caminhões de água para fazer a desobstrução de 100 metros de tubos da rede de galerias pluviais que estavam entupidos, além de fazer a manutenção da caixa de retenção de água”, exemplifica Antonio Luiz Pires, coordenador municipal de serviços públicos. Segundo Pires, já foram colocadas nesta gestão cerca de 80 grades de ferro e 250 tampas de concreto.


“As grades de ferro são produzidas pelo próprio município, no pátio de máquinas da Prefeitura. Em torno de 200 novas grades ficaram prontas recentemente e vamos repor, colocando onde está faltando”, reforça Pires. Conforme relatório da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o serviço de limpeza da rede de galerias pluviais já atendeu os bairros João Paulo, Interlagos, Residencial França, Núcleo da Fraternidade, Vila Regina, Jardim  Figueira, Vila Nossa Senhora Aparecida, Jardim Sol Nascente, Tancredo Neves, Jardim Guarujá, Dom Romeu Alberti, Djalma Mendes, Paz e Bem, Parque Industrial Norte, Cidade Educação, Jardim Aeroporto e Residencial Ouro Fino.