Facebook Img Logo
  1. Edhucca Banner
Mais lidas
Apucarana

30º BIMec comemora o Dia do Soldado

.

Image Background

A chuva não impediu que o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), sediado em Apucarana, celebrasse o Dia do Soldado. Apesar do mau tempo, a formatura em comemoração à data ocorreu nesta terça-feira (25 de agosto), nas dependências da unidade local do Exército Brasileiro.  A solenidade foi prestigiada pelo vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), que no ato representou o prefeito de Apucarana, Beto Preto, e ainda por outras autoridades. 

A cerimônia militar foi presidida pelo tenente-coronel Ricardo Tadeu Fiamoncini, comandante do 30º BIMec, e contou ainda com a presença de representantes de órgãos de segurança , entidades eclesiásticas, colaboradores e familiares dos militares que prestam serviço no batalhão. Acompanhando o vice-prefeito de Apucarana na solenidade, esteve ainda o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Serviços Funerários (Aserfa), Vladimir José da Silva.

Foto: José Luiz Mendes


A tropa entrou no Pátio Duque de Caxias cantando a canção do Batalhão. Em seguida, foi realizado o compromisso à bandeira pelos soldados que ingressaram no serviço militar em março deste ano. A cerimônia contou ainda com o tradicional desfile da tropa e a leitura da mensagem do  comandante do Exército, além da entrega de diplomas aos três soldados que se destacaram como “praça mais distinta da organização militar”, “soldado de melhor aptidão física” e “soldado melhor atirador combatente”. O vice-prefeito de Apucarana afirma que o 30º BIMec desfruta de grande credibilidade e está situado estrategicamente em Apucarana, num entroncamento rodoferroviário.

“O batalhão recebe militares oriundos de várias cidades da região e também os de carreira que vêm de várias partes do Brasil. É um efetivo numeroso que convive em Apucarana e, com isso, também participa do desenvolvimento da nossa cidade”, assinala Junior da Femac. De acordo com o tenente-coronel Fiamoncini, o 30º BIMec possui atualmente 590 militares, dos quais 496 homens e também quatro mulheres que prestam serviço na área de saúde do batalhão. “Trata-se de um momento em que é reverenciada a memória do Marechal Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. É também um momento feliz, de congraçamento com os amigos e a sociedade”, define Fiamoncini.

Foto: José Luiz Mendes


DIA DO SOLDADO – A data é tradicionalmente comemorada no dia 25 de agosto e tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro. Foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Denominado de “O Pacificador do Império”, Duque de Caxias esteve presente em muitos conflitos em diferentes regiões do Brasil, atuando na pacificação de várias revoltas.


Na Guerra do Paraguai, contribuiu com sua genialidade militar para a vitória dos aliados.  Por sua liderança e competência, foi agraciado com o título de Duque de Caxias, em março de 1869. Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). O serviço militar proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.

Foto: José Luiz Mendes

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber