Apucarana

Apucarana: UBS do Marcos Freire realiza atividades do “agosto azul”

Da Redação ·
UBS do Marcos Freire realiza atividades do “agosto azul” - Foto: Edson Denobi/Assessoria de imprensa
UBS do Marcos Freire realiza atividades do “agosto azul” - Foto: Edson Denobi/Assessoria de imprensa

 Com o reforço da equipe do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família),  a Unidade Básica de Saúde (UBS) Júlia Renczkowkski dedicou esta quinta-feira (20/08) à saúde do homem. As atividades abrangeram orientações com nutricionista e educador físico, consultas médicas, tratamento odontológico, verificação de pressão arterial e de glicemia, testes rápidos de HIV, Hepatite C e Sífilis, além de corte gratuito de cabelo. 

continua após publicidade

Foto: Edson Denobi/Assessoria de imprensa


Ao chegarem à UBS, localizada no Núcleo Habitacional Marcos Freire, os homens já recebiam a primeira abordagem relativa à nutrição e atividades físicas. “A maior incidência de câncer de estômago e intestino é nos homens e está ligada ao consumo de álcool e ao tradicional churrasco. Também passamos orientações para evitar produtos industrializados e para não exceder no sal. Foram várias dicas repassadas, buscando também prevenir o diabetes, colesterol e a hipertensão”, relata Maiara Santos de Mello, nutricionista do Nasf.

O bate papo buscou também verificar as principais rotinas dos homens quanto à prática de atividades físicas. “A maioria dos homens ainda é muito resistente, mas alguns exercícios podem ser feito em casa, bem como alongamentos básicos e caminhadas curtas em família. Orientamos a prática de 30 minutos diários de atividades, rotina que tende a diminuir o consumo de medicamentos”, pontua Fábio José Antônio da Silva, educador físico do Nasf. Conforme a enfermeira Cláudia Miras, coordenadora da UBS, as atividades fazem parte da Campanha Nacional Agosto Azul que incentiva os homens a cuidarem da saúde e visa atender, sobretudo, aqueles que não têm o costume de ir ao médico periodicamente. 

continua após publicidade

Foto: Edson Denobi/Assessoria de imprensa


“Além da equipe do Nasf, contamos também com a presença de profissionais do Núcleo de Aconselhamento, Testagem e Tratamento de Apucarana (Natta) e também com uma parceria com o curso de cabeleireiro do Senac”, ressalta a enfermeira. No Paraná, o “agosto azul” foi instituído pela Lei n°17.099, de 28 de março de 2012. Ao longo do mês, são realizadas ações para incentivar a prevenção e a promoção da saúde do homem O objetivo principal é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave.