MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Vereadores vão fiscalizar calçadas em Apucarana 

A Câmara de Vereadores instalou nesta semana uma Comissão para mapear e recuperar as calçadas de Apucarana. De acordo com o vereador Gilberto Cordeiro de Lima (PMN), que integra a comissão, o principal objetivo é fiscalizar e padronizar as calçadas de aco

Da Redação

·
 Trecho da “Galdino Gluck Júnior”, no centro da cidade: pedestres enfrentam pedra e terra  | Foto: Delair Garcia
Icone Camera Foto por Reprodução
Trecho da “Galdino Gluck Júnior”, no centro da cidade: pedestres enfrentam pedra e terra  | Foto: Delair Garcia
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.08.2015, 12:09:00 Editado em 27.04.2020, 19:57:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Câmara de Vereadores instalou nesta semana uma Comissão para mapear e recuperar as calçadas de Apucarana. De acordo com o vereador Gilberto Cordeiro de Lima (PMN), que integra a comissão, o principal objetivo é fiscalizar e padronizar as calçadas de acordo o Código de Postura Municipal dentre outras leis que regulamentam a construção dos espaços. 

Na próxima semana, a comissão se reúne com representantes de entidades para discutir a aplicação das leis e receber sugestões. Entre os convocados, está prevista a participação de membros da Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap), Instituto dos Cegos de Apucarana (ICA) e Conselho Municipal do Idoso.“Deficientes e idosos são os mais penalizados, por isso a importância desta reunião para discutir a aplicação das leis que devem ser observadas durante a construção ou revitalização das calçadas, como por exemplo a lei ambiental que vai determinar o tipo de arborização adequada”, explica o vereador. 

De acordo com o vereador, a comissão pretende ainda padronizar a construção de calçadas nos próximos loteamentos a serem lançados no município. O conselho ainda deve promover audiências públicas para debater os problemas junto a população, formulando um planejamento para disciplinar o uso e manutenção do espaço. O engenheiro civil, Sérgio Takaki, presidente da Associação da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA), apoia a iniciativa e ressalta que Apucarana é uma cidade problemática neste aspecto, sobretudo, em relação a acessibilidade. “Dou apoio para que recuperem as calçadas. É necessário padronizar as calçadas e do centro com paver, que é o material ecológico indicado para este tipo de pavimentação devido a absorção de água e poeira”, sugere. 

MORADORES - Não é preciso ir muito longe para encontrar calçadas em péssimo estado de conservação, em Apucarana. Nas ruas que cortam o centro, como Rua Galdino Gluck Junior, Rua Ouro Branco, Rua Lapa, dentre outras tantas, denunciam a falta de manutenção nas calçadas que atrapalham pedestres, sobretudo, deficientes e idosos.“Tem lugares que é melhor andar pela rua do que pela calçada. Ainda mais nós idosos que temos maior dificuldade para andar e temos que ter muito cuidado para não cair, porque gente idosa não pode se machucar, é perigoso”, comenta o aposentado Gustavo Resende, 82 anos. 

Outro apucaranense, o motorista Narciso Franco, 41 anos, está revoltado com a situação da calçada da rua onde mora. “Na cidade existem muitas calçadas deterioradas e irregulares, que oferecem risco constante aos pedestres. A minha rua mesmo é uma delas. As árvores arrebentaram toda a calçada, não tem nem como passar pelo local”, reclama.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Vereadores vão fiscalizar calçadas em Apucarana "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!