MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Conab repassa 26 toneladas de feijão a Apucarana

O Governo Federal, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), doou nesta segunda-feira (17/08), 26.300 quilos de feijão à Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana. Além de atender às necessidades alimentares de cerca de 10,

Da Redação

·
Conab repassa 26 toneladas de feijão a Apucarana - Foto: Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Conab repassa 26 toneladas de feijão a Apucarana - Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.08.2015, 23:36:00 Editado em 27.04.2020, 19:57:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Governo Federal, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), doou nesta segunda-feira (17/08), 26.300 quilos de feijão à Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana. Além de atender às necessidades alimentares de cerca de 10,5 mil alunos das escolas municipais e centros municipais infantis, o carregamento também vai beneficiar pessoas atendidas no Centro da Juventude, Centro Pop, CRAS, Residência Inclusiva, e as entidades sociais Alva, Cristma, Cepes, Grupo Renascer, Cocap, Lar São Vicente de Paulo, Lar Sagrada Família, Apae, Casa do Dodô, Instituto do Cego e Projeto Karatê Vida.

A liberação do produto, realizada na unidade Apucarana da Conab, contou com a presença do prefeito Beto Preto. “Quero agradecer muito ao Governo Federal, que por intermédio da Conab nos repassa agora essas mais de 26 toneladas de feijão. Um alimento muito importante dentro da política da segurança alimentar e nutricional, rico em proteína e que certamente será muito bem aproveitado pelo Município e pelas entidades sociais beneficiadas”, destacou o prefeito Beto Preto. A doação da Conab representa uma economia de cerca de R$ 40 mil aos cofres municipais.

“Já tínhamos uma aquisição (licitação) preparada, o que não será mais necessário e, com esta doação poderemos direcionar os recursos economizados na compra de mais itens da agricultura familiar local ou ainda em alimentos para crianças com restrições alimentares”, esclareceu Jaqueline de Oliveira, nutricionista da Autarquia Municipal de Educação (AME), Mensalmente, só a rede municipal de ensino consome cerca de 3,3 mil quilos de feijão. “É um alimento presente no nosso cardápio diário. Ele é servido de formas diferentes, cozido, em sopas, bolinhos, à moda tropeiro, entre outros pratos”, destacou Jaqueline.

O carregamento liberado é oriundo do instrumento chamado AGF – Aquisição do Governo Federal – que faz parte da política de garantia de preços mínimos da produção agrícola nacional. “É um feijão classificado, tipo 2, de grande qualidade e que faz parte do estoque regulador do Governo Federal. Mas por estar armazenado por um ano, revela uma coloração mais escura e por isto encontra grande dificuldade de saída junto ao mercado varejista”, explica Jorge Raposo, gerente da unidade Apucarana da Conab. Em atenção ao Decreto Federal nº 8481/15, da Presidência da República, a Conab está destinando 45 mil toneladas do produto para prefeituras de todo o Brasil.

“Normalmente o estoque regulador é vendido em leilões, mas devido a este pedido especial do Governo Federal, estamos procedendo esta doação, que no caso de Apucarana foi calculada para atender a demanda da prefeitura e das entidades para um período de 90 dias”, relatou Raposo. Representante da Casa do Dodô, entidade que atende com abrigamento jovens com necessidades especiais, o psicólogo Maicon Almeida, agradeceu aos governos Federal e Municipal pela doação. “A quantidade que recebemos, pelo que calculo, será suficiente para atender nossas necessidades por até 6 meses, uma ajuda muito boa”, resumiu.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Conab repassa 26 toneladas de feijão a Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!