Apucarana

Prefeito Beto Preto recebe estudantes do Colégio Heitor Furtado

Da Redação ·
Prefeito Beto Preto recebe estudantes do Colégio Heitor Furtado - Foto: Divulgação
Prefeito Beto Preto recebe estudantes do Colégio Heitor Furtado - Foto: Divulgação

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, e seu vice Junior da Femac, confirmaram nesta terça-feira (11) que  receberam, na tarde desta segunda-feira (10/08), na sede da Autarquia Municipal de Educação, a visita de estudantes do Colégio Estadual Heitor de Alencar Furtado, situado no Núcleo João Paulo. Eles vieram pedir a intercessão dos gestores, junto aos governos do Paraná e federal, para a construção de uma quadra de esportes coberta em sua instituição de ensino.

Diversos representantes do grêmio estudantil, como a presidente Letícia Brumati, estiveram presentes ao encontro. Eles vieram acompanhados do assistente administrativo Ederson Borges e da diretora auxiliar do colégio, professora Carmélia Pelegrini. Os vereadores Aurita Ferreira Bertoli e José Airton Deco de Araújo, além do ex-vereador Aldivino Marques (Val) também participaram da reunião.

Segundo professora Carmélia, a falta de uma quadra esportiva adequada traz inúmeros prejuízos aos estudantes. “Em dias de chuva, as aulas de educação física são feitas em um pátio ou os jovens permanecem no laboratório de informática. Além disso, nossa unidade não tem estrutura para receber os jogos escolares”, exemplificou.

Ela também acrescenta que a edificação do equipamento é uma reivindicação antiga. “Há 21 anos a direção do colégio solicita ao governo estadual essa construção, mas foi apenas a partir de 2010 que o grêmio estudantil tomou a frente nesta luta”, disse.

Letícia Brumati, por sua vez, detalhou as iniciativas dos alunos para conseguirem a liberação da obra. “Nós formos recentemente até a Secretaria de Estado da Educação, em Curitiba, para saber do andamento do processo e também conseguimos o apoio dos vereadores e de alguns deputamos estaduais. Além disso, viemos aqui hoje para pedir que o prefeito abrace a nossa causa”, demandou.

Durante a reunião, Beto Preto já entrou em contato com algumas lideranças parceiras do município e solicitou que elas verificassem, em nível estadual e federal, o estágio em que se encontra o processo para a execução da obra. “Nós descobrimos que já existe um projeto pronto e cadastrado junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), mas que está parado atualmente na Diretoria de Orçamento, do Departamento de Engenharia da Secretaria de Estado da Educação”, afirmou. O vice-prefeito, Júnior da Femac, ainda lembrou que a quadra coberta do Colégio Heitor de Alencar Furtado não é a única que precisa ser levantada em Apucarana. “As Escolas Estaduais Francisco Antonio de Souza, no Conjunto Parigot de Souza, e Osmar Guaracy Freire, no Núcleo Adriano Correia, encontram-se na mesma situação. Nós vamos fazer a interlocução política e temos certeza que, no médio prazo, teremos boas notícias”, animou-se.

O Colégio Estadual Heitor de Alencar Furtado atende atualmente a cerca de 700 alunos, oferecendo os anos finais do ensino fundamental, o ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA – Fase II). Uma nova reunião entre o prefeito e os membros do grêmio estudantil ficou pré-agendada para o final do mês.

continua após publicidade