Apucarana

Apucarana contrata pediatras e implanta ambulatório de puericultura

Da Redação ·
Apucarana contrata pediatras e implanta ambulatório de puericultura - Foto: Divulgação
Apucarana contrata pediatras e implanta ambulatório de puericultura - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), está ampliando o atendimento na área de pediatria. O Centro de Saúde Infantil, que já possui o ambulatório de risco, passou a contar também com o ambulatório de puericultura. O serviço começou a ser oferecido na semana passada e mensalmente a expectativa é atender cerca de 200 crianças com até um ano de idade.

Para viabilizar o serviço, o Centro Infantil ganhou o reforço de um médico pediatra – Josemir Queiroz – e de três médicos residentes. “Isso ressalta a importância do programa de residência médica em pediatria, conquistado por Apucarana no ano passado. Para implantar o ambulatório de puericultura, recebemos residentes que se formaram na Unioeste, Uningá e Unifenas, que são coordenados pelo Dr. Josemir, que veio de Arapongas”, frisa o prefeito de Apucarana, Beto Preto.

O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, afirma que o  agendamento das consultas é feito em parceria com o Hospital Materno Infantil. “Toda a criança que nasce em Apucarana já sai com a primeira consulta de puericultura marcada”, observa Kaneta, lembrando que os recém-nascidos, após receberem alta hospitalar, são acompanhados no Centro Infantil. “Com o agendamento automático, as mães já sabem a data que têm que ir ao Centro Infantil, evitando filas e deslocamentos desnecessários”, reforça Kaneta.

continua após publicidade

Foto: Divulgação

O médico Josemir Queiroz afirma que o ambulatório de puericultura é destinado a crianças nascidas “a termo”, ou seja, dentro do prazo e do peso. “Verificamos se houve alguma intercorrência no parto e orientamos as mães quanto a cuidados gerais, como amamentação, alimentação, higiene, acompanhamento vacinal e patologias”, cita, lembrando ainda que, caso seja necessário, são feitos os encaminhamentos para exames e outros procedimentos.   Nesta terça-feira (11/08), Josiane Piveta, moradora do Jardim José Mercadante, levou seu filho para o atendimento no ambulatório de puericultura. “A minha preocupação é quanto aos cuidados com a alimentação. O meu filho tem alergia ao leite de vaca e apresentava com frequência alergia e ficava sufocado. Agora, o que ele está aceitando bem é o leite de soja. Por isso, vim buscar mais orientações”, conta Josiane.

A enfermeira Angela Maria Teixeira Azevedo de Campos, coordenadora do Centro Infantil, afirma que os serviços na área de pediatria estão sendo ampliados gradativamente. “Já tínhamos o ambulatório de risco, que atende crianças que nascem prematuramente, com peso abaixo de 2,5 quilos ou que apresentam quadros graves, como doenças congênitas ou hereditárias, que ficaram internadas na UTI Neonatal, com problemas respiratórios e neurológicos, anemias graves e erros alimentares. Essas crianças são atendidas pelo Dr. Busnardo e agora contamos com o ambulatório de puericultura e futuramente pretendemos ampliar o trabalho na área de fonoaudiologia”, planeja a coordenadora do Centro Infantil.

ESTRUTURA – De janeiro a agosto deste ano, somente em Apucarana nasceram 1.122 crianças. Para oferecer o atendimento a esse público, Apucarana conta com o Centro de Saúde Infantil, localizado na Rua Miguel Simião (ao lado do prédio da Autarquia Municipal de Saúde). Conforme a enfermeira Angela, o Centro Infantil conta com atendimento nas áreas de gastropediatria, pediatria de alto risco, puericultura, odontologia, fonoaudiologia e fisioterapia. “Temos ainda nutricionista, técnicos de enfermagem e saúde bucal, além dos profissionais da farmácia”, completa, informando ainda que o atendimento neste espaço abrange crianças de 0 a 12 anos e acontece de segunda à sexta-feira.