Apucarana

Apucarana e região enfrentam onda de calor

Da Redação ·
Sorvete é alternativa para se refrescar (Foto: Delair Garcia)
Sorvete é alternativa para se refrescar (Foto: Delair Garcia)

Os termômetros confirmam o que a população de Apucarana vem sentindo nos últimos dias: muito calor. Em pleno inverno, as temperaturas altas e atípicas da estação, além do ar seco, predominam no município. De acordo com dados do Instituto Meteorológico Simepar, o quadro deve permanecer neste fim de semana e nos próximos dias. 

continua após publicidade

A umidade relativa do ar fica abaixo dos 40% durante o dia e as temperaturas entre 16 e 31°C, neste sábado e domingo. Segundo o meteorologista do Simepar, Reinaldo Olmar Kneib, o veranico não dá trégua com dias de sol, ar seco e temperaturas elevadas. 

“A região do Norte Pioneiro está entre as áreas paranaenses mais secas e, consequentemente, com diminuição expressiva na umidade relativa do ar. Em Apucarana, esse índice está abaixo dos 40%, e a tendência é de piora na qualidade do ar”, alerta Kneib.

continua após publicidade

O inverno tão atípico no estado é reflexo do El Niño, que se caracteriza pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. “O fenômeno do El Niño tem evoluído, mudando a circulação atmosférica no sul do país e espantando as massas de ar frio”, explica Kneib.Ainda segundo o meteorologista, a massa de ar seco e quente que está sobre o Paraná se mantém nesta primeira quinzena de agosto e deixa o tempo estável. 

O quadro deve mudar depois do dia 16 de agosto, quando uma frente fria avançará pelo sul do país. “As temperaturas deverão cair novamente, e as chuvas chegam para as regiões paranaenses por volta do dia 20”, conclui Kneib.