Mais lidas
Apucarana

Saúde inicia descentralização das consultas do pré-natal em Apucarana

.

A Autarquia Municipal de Saúde, através do Estratégia Saúde da Família (ESF), inicia nesta semana um projeto piloto de descentralização do atendimento da Casa da Gestante. A partir deste mês todas as mulheres da região do Jardim das Flores com gestação de baixo risco vão realizar o pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS), Luiz Vilela, daquele bairro.

Segundo o superintendente do ESF, Odarlone Orente, o processo de descentralização será gradativo e deve abranger todas as UBS num prazo de aproximadamente um ano e meio. O pré-natal das gestantes de baixo risco será realizado por médicos com especialidade em Medicina da Família e Comunidade.

Os casos identificados durante as consultas como gestação de alto risco serão encaminhados a Casa da Gestante e passam a ser acompanhados simultaneamente pelo obstetra daquele local, bem como pelo médico da UBS da comunidade em que a mulher grávida residir. A realização do pré-natal no próprio UBS do bairro da gestante é uma recomendação geral de vários órgãos da saúde, como forma de facilitar o acesso ao atendimento.

“Também é um meio de criar um vínculo maior entre a comunidade e os profissionais da saúde da unidade, bem como otimizar os recursos da Casa da Gestante, onde pretendemos transformar num centro de referência ao atendimento as gestantes de alto risco”, explica Odarlone Orente. O esperado, destaca Orente, é que o processo de descentralização crie um impacto positivo nos índices do período de gestação. “Esperamos uma redução nos partos prematuros e de baixo peso dos nascentes, bem como melhorar índice nutricional da gestante e reduzir a mortalidade infantil”, exemplifica o superintendente da ESF.

Orente observa que apesar da oportunidade de realizar o pré-natal pela rede pública de saúde, muitas gestantes não passam por qualquer acompanhamento médico ou orientação nutricional durante a gravidez, motivadas, entre outros fatores, pela falta de condição de se deslocar dos seus bairros para área central da cidade, onde está localizada a Casa da Gestante.

“Vamos levar o atendimento para a área onde elas residem, facilitando o acesso a todo tipo de atendimento que lhes garanta uma gravidez tranquila e um filho saudável”, afirma Odarlone Orente. As consultas de pré-natal da UBS Luiz Vilela foram disponibilizadas a partir desta semana. As grávidas que já eram atendidas na Casa da Gestante continuam a receber o atendimento naquela local.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber