Mais lidas
Apucarana

​Doutor em Liturgia faz palestra para seminaristas em Apucarana

.

O Seminário Maior João Maria Vianey, de Apucarana,  recebeu na quarta-feira(04) à noite, do Doutor em Liturgia Frei Alberto Beckhauser, pertencente a Ordem dos Franciscanos, de Petrópolis. Ele é o primeiro Doutor em Liturgia do Brasil, formado pelo Instituto Santo Anselmo de Roma, sendo o pioneiro no Brasil. 

Participantes de palestra em seminário de Apucarana Foto Islan Rick


Na sessão do Vaticano II que renovou o Rito Católico, ou seja quando passamos da missa celebrada em Latim, para a língua de cada país, no caso do Brasil, o Português, Frei Alberto estava presente quando o Papa Paulo VI promulgou esta constituição chamada  “SACROSANCTUM CONCILIUM”. 

Ao centro, o Doutor em Liturgia Frei Alberto Beckhauser, à direita o
maestro Adenor Leonardo Terra e à esquerda a esposa do maestro,
Viviani Joly Terra - Foto: 

O frei é autor de 34 obras e ministra cursos no Brasil todo sobre Liturgia, já tendo sido inclusive coordenador de Liturgia da CNBB. "Vim para Apucarana preparar um material sobre música Litúrgica, juntamente com maestro Adenor Leonardo Terra e aproveitando a passagem por Apucarana fiz explanações aos seminaristas sobre questões Celebrativas e Litúrgica, de acordo com Concilio Vaticano II, avanços da Igreja atual e os desafios que ainda perduram"m afirma o religioso.

Segundo o Frei Anselmo, a Liturgia é semelhante a Santíssima Trindade em sua magnitude, "buscando a essência que desperta a emoção nas pessoas, para tudo que é sagrado e uma combinação de liturgia de vida com uma liturgia celebrada. É muito mais que rúbricas. É o coração pulsante da Igreja que leva o povo a aprofundar sua fé através dos sacramentos, da Missa dos ritos, na liturgia". A palestra contou ainda com a presença dos Reitores, padres Valdecir Ferreira e Marcos Bertanha, Maestro Adenor Leonardo Terra e a esposa Viviani Joly Terra, alguns leigos e dos seminaristas.




×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber