MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Secretaria de Meio Ambiente apreende 17 cavalos em Apucarana  

Operação encabeçada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), em conjunto com Força Verde, Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí e concessionária Viapar, capturaram nesta terça-feira (04/08), 17 cavalos que estavam soltos em vários bairros

Da Redação

·
Operação capturou 17 animais de grande porte em diversos bairros (Divulgação/Prefeitura)
Icone Camera Foto por Reprodução
Operação capturou 17 animais de grande porte em diversos bairros (Divulgação/Prefeitura)
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.08.2015, 19:00:00 Editado em 27.04.2020, 19:57:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Operação encabeçada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), em conjunto com Força Verde, Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí e concessionária Viapar, capturaram nesta terça-feira (04/08), 17 cavalos que estavam soltos em vários bairros de Apucarana. A ação tem como foco principal coibir maus tratos, evitar acidentes no trânsito, bem como a permanência de animais em área de preservação permanente. Durante os trabalhos, quatro pessoas foram detidas por desacato e encaminhadas à delegacia. 

continua após publicidade

Os animais de grande porte foram recolhidos nas regiões do Conjunto Habitacional Sumatra, Jardim Ouro Verde, Núcleo Habitacional Marcos Freire, Núcleo Habitacional Dom Romeo Alberti e Residencial Jaçanã. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ewerton Pires, a secretaria tem recebido denúncias constantemente de moradores, o que também teria motivado a operação nestas localidades. 

Pires relata que três equinos capturados apresentam sinais de maus tratos e duas éguas estão prenhas. Segundo o secretário, 11 animais foram encontrados em área de preservação permanente, o que também configura crime ambiental. Todos foram encaminhados para a Sociedade Protetora dos Animais, em Paranavaí.

continua após publicidade

“Os equinos vão passar por avaliação veterinária, entre outros cuidados. Caso os donos apareçam e consigam comprovar a propriedade terão de pagar os custos da estadia para resgatar os animais”, informa. 

O secretário ressalta que, a maioria não tem comprovação de origem. Na última operação realizada em março foram recolhidos 31 animais. Apenas 6 foram devolvidos aos proprietários que comprovaram a origem e assinaram termo se comprometendo a encaminhar o equino à zona rural.

DESACATO - O secretário de meio ambiente disse que a ação foi positiva, embora as equipes tenham sido desacatadas. Quatro rapazes atiraram pedras e insultaram os integrantes da operação. Eles foram encaminhados à 17ª Subdivisão Policial (SDP), e não tiveram os nomes divulgados. 

continua após publicidade

“Apesar disso a população agradeceu. Os moradores reclamam que os animais causam um grande incômodo, comenta. "A operação só foi possível com a participação de todos os parceiros e esperamos que a parceria continue”, conclui Pires.

PENALIZAÇÃO - Animal solto em rodovias ou vias urbanas é crime e quem responde é o proprietário do animal que pode ser enquadrado no artigo 132 do Código Civil que é expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente.O proprietário também pode ser enquadrado no artigo 31 do Código Penal, na Lei de Contravenções Penais, quando se fala em “deixar em liberdade, confiar a guarda a pessoa inexperiente ou não guardar com a devida cautela animal perigoso”. Isso significa que independentemente do animal, na pista ele demonstra esse perigo para terceiros e por isso o proprietário responde por crime.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Secretaria de Meio Ambiente apreende 17 cavalos em Apucarana  "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!