Apucarana

Seminário debate gestão de resíduos sólidos nos municípios

Da Redação ·
Seminário debate gestão de resíduos sólidos nos municípios - Foto: Edson Denobi/Assessoria de imprensa
Seminário debate gestão de resíduos sólidos nos municípios - Foto: Edson Denobi/Assessoria de imprensa

O Colegiado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) do Vale do Ivaí promoveu nesta quinta-feira (30/07) o Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade. O evento foi realizado no câmpus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e contou com a presença de representantes de 10 municípios da região. 

O seminário contou com três painéis temáticos. Rogério Marcos Silva, diretor de relações empresariais e comunitárias da UTFPR, abordou o assunto “A UTFPR e a comunidade: conscientização social, cidadania e educação ambiental”. Na sequência, o secretário de Meio Ambiente do município de Apucarana, Ewerton Pires, falou sobre “As exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e os desafios para a implantação nos municípios”.

No terceiro painel, Marcos Paulo Minatel Izzo, da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Borrazópolis relatou algumas práticas bem sucedidas naquele município. O seminário contou ainda com uma apresentação teatral do Projeto “Lixo, Bicho é”, desenvolvido por alunos da Apae de Marilândia do Sul. O prefeito de Apucarana, Beto Preto, foi representado na abertura das atividades pela secretária municipal de Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, que também é coordenadora regional do Colegiado ODM.

continua após publicidade

Foto: Edson Denobi/Assessoria de imprensa


“Quero ressaltar a parceria com a universidade. O conhecimento muda a história das pessoas e, muitas vezes, é preciso reclicar também a mente. Os municípios necessitam de novas ideias para o reaproveitamento do lixo e o seminário é um momento para a reflexão, de pensar o que já está sendo feito e ainda o que podemos fazer na nossa região”, frisa Márcia.

A coordenadora regional informa que estiveram presentes no evento representantes dos municípios de Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Novo Itacolomi, São João do Ivaí, Jandaia do Sul, Borrazópolis, São Pedro do Ivaí, Arapongas e Apucarana. O seminário foi desenvolvido em parceria pelo Colegiado ODM do Vale do Ivaí, campus Apucarana da UTFPR e Sesi-PR, que foi representado no ato por Maria Toschi Venério Martins.

“Podemos vivenciar experiências dos ODM no dia a dia. Cada um na família ou no ambiente de trabalho pode contribuir com exemplos, ideias ou até tendo a iniciativa de criar um empreendimento”, pontua Maria Martins. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos em 2000, na assembleia geral Organização das Nações Unidas (ONU), quando líderes de 191 países assinaram o pacto para eliminar a fome e a extrema miséria. São oito os objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.