Apucarana

Servidores da Prefeitura vão participar de treinamento do “Empresa Fácil”

Da Redação ·
Júnior da Femac, prefeito de Apucarana.  Foto:  Tribuna do Norte
fonte: Foto: Tribuna do Norte
Júnior da Femac, prefeito de Apucarana. Foto: Tribuna do Norte

Técnicos da Prefeitura de Apucarana participarão de um treinamento na Junta Comercial do Paraná (Jucepar), no dia 4 de agosto, sobre o portal Empresa Fácil. A capacitação foi definida na terça-feira (28/07), durante encontro em Curitiba entre o vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), o presidente da Jucepar, Ardisson Nain Akel, o vice-presidente da junta, Valdir Pietrobon, e a secretária geral da entidade, Libertad Bogus.

continua após publicidade

De acordo com Junior da Femac, Apucarana aderiu junto com outros 110 municípios paranaenses ao Empresa Fácil, um programa que busca agilizar a formalização de empresas, desenvolvido em parceria pelo governo do Estado, Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Jucepar.

O  programa desburocratiza procedimentos de abertura, alteração e encerramento de empresas, disponibilizando o serviço pela internet (www.empresafacil.pr.gov.br). “Apucarana aderiu ao programa e, com a implantação, surgiram várias dúvidas. O treinamento tem por objetivo tornar a utilização desta ferramenta mais efetiva, melhorando a interação dos servidores da Prefeitura de Apucarana com o portal”, frisa Junior da Femac.

continua após publicidade

O portal unificou os procedimentos, reunindo na mesma plataforma informações das esferas municipal, estadual e federal. “Antes as informações estavam pulverizadas em cada órgão, havendo duplicidade e sobreposição de obrigações. Com o portal, há a entrada única de dados e documentos. Com isso, automaticamente as informações são distribuídas para todos os órgãos envolvidos no processo”, explica o vice-prefeito de Apucarana.

Com isso, vários procedimentos serão agilizados, evitando deslocamentos desnecessários. “Antes os documentos precisavam ser protocolados por meio físico e agora todos os órgãos estão integrados. Com a disponibilização do sistema pela internet, os órgãos envolvidos no processo interagem on-line, como Corpo de Bombeiros, Receita Estadual, Receita Federal, Vigilância Sanitária, IAP, Junta Comercial e Prefeitura”, cita Junior da Femac.