Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Falta da Fenitoína e Penicilina atinge todo o Brasil

.

A Divisão de Farmácia da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS) expediu comunicado ontem (26/07) informando à sociedade que é de abrangência nacional o desabastecimento de dois medicamentos, até então fornecidos gratuitamente na Farmácia Central do Município. Segundo relata a nota, assinada pela farmacêutica da AMS, Rosângela Mantine, a falta dos medicamentos Fenitoína comprimido e injetável e Penicilina Benzatina injetável, contudo, ocorre por motivos distintos.

A Fenitoína não vem sendo distribuída seguindo uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), publicada no Diário Oficial da União, de 08 de abril de 2015. “Essa medida, de interesse sanitário, suspendeu em todo o território nacional a importação de todos os insumos farmacêuticos, bem como de todos os medicamentos que foram produzidos pela empresa Sinbiotik S.A. de C.V., localizada no México, especialmente a Fenitoína (utilizada para crises convulsivas)”, esclarece Rosângela.

De acordo com o comunicado da AMS, tal medida foi tomada considerando as irregularidades detectadas em inspeção para verificação de Boas Práticas de Fabricação na referida empresa, considerando a situação insatisfatória. A nota da AMS salienta, ainda, que não há impedimento para o consumo do medicamento já distribuído, “visto que quando o medicamento foi fabricado a empresa detinha o Certificado de Boas Práticas de Fabricação”.

Quanto à Penicilina Benzatina (medicamento antimicrobiano), o desabastecimento - segundo o Ministério da Saúde - é provocado pela escassez mundial no suprimento da matéria-prima, que atinge setores públicos e privados indistintamente.

“Atualmente, segundo a ANVISA, existem no Brasil quatro empresas com registro válido para produzir a penicilina benzatina, porém existe uma dependência de fornecedores de insumo internacionais”, justifica a farmacêutica municipal. Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas na Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS) pelo telefone 3422-5888 ou pessoalmente na Rua Miguel Simião, 69, centro.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber