Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Vacina contra HPV tem baixa procura na região

.

Vacina contra HPV tem baixa procura - Foto: Sérgio Rodrigo, da Tribuna do Norte
Vacina contra HPV tem baixa procura - Foto: Sérgio Rodrigo, da Tribuna do Norte

Campanha de vacinação contra o HPV (Human Papiloma Vírus), iniciada em março, não atingiu ainda metade do público-alvo em Apucarana e região. Segundo levantamento da 16ª Regional de Saúde (RS), em 2015, foram imunizadas 3.187 meninas de 9 a 11 anos – idade recomendada para a vacinação esse ano. A previsão é que 8 mil jovens recebam a dose, mas até agora, a vacinação teve 40% de cobertura nos postos de saúde na região. O objetivo da campanha é prevenir o câncer do colo do útero, o terceiro tipo de câncer que mais afeta mulheres no Brasil – atrás do câncer de mama e do cólon e reto.A vacina contra o HPV foi incorporada ao calendário nacional de vacinação em 2014 para imunizar meninas entre 11 e 13 anos – mais de 12 mil garotas foram vacinadas na região, representando 76% de cobertura, abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. 

A ‘falta de tradição’ da vacina é apontada como um dos motivos para a baixa cobertura.Neste ano, a imunização abrange jovens de 9 a 11 anos. Nos 17 municípios atendidos pela 16ª RS, as doses estão disponíveis nas unidades de saúde que possuem sala de vacinação. Para tomar a injeção basta apresentar o cartão de vacinação e um documento com foto. 

A vacinação contra o HPV faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e pretende imunizar 80% do público-alvo em todo o país.Um dos municípios da região que está prestes a atingir a total cobertura de vacinação é Rio Bom – das 68 meninas que precisam receber a dose, 48 já compareceram aos postos (70%). Já em Faxinal a cobertura vacinal está baixa – somente 2% do público-alvo recebeu a dose (9 das 418 meninas que precisam vacinar). Em Jandaia do Sul, metade das meninas na faixa-etária tomaram a vacina, e em Arapongas 40% delas.

APUCARANA

Em Apucarana, a vacinação também não está satisfatória. Em seis meses, 36% da meta foi atingida – foram imunizadas 1 mil crianças das 2.767 que precisam. O posto de saúde Romeu Milani, no entanto, é o local de maior procura pela vacina, uma vez que fica no centro da cidade. “Como a vacina contra o HPV faz parte do calendário vacinal, a demanda aqui no posto não tem época certa, ocorre durante todo o ano. Estamos sempre atentos à carteira de vacinação das meninas, e orientamos os pais quando a vacina contra o HPV tem que ser feita. Como as doses são espaçadas, muitos esquecem. Outros sequer têm conhecimento da importância da vacina”, observa a enfermeira Poliana Schimidt, lembrando que para o processo de imunização estar completo, a jovem deve tomar a segunda dose da vacina após seis meses e a terceira após cinco anos da primeira dose.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber