Mais lidas
Apucarana

Programa do governo vai garantir geladeira com 45% de desconto no Paraná

.

Beto Richa durante lançamento do programa (Foto: AEN)
Beto Richa durante lançamento do programa (Foto: AEN)

Os clientes da Copel poderão, a partir de 1º de julho, substituir a geladeira ou freezer antigo por um novo, mais eficiente, com desconto de 45% no preço do novo eletrodoméstico. O programa Lar Eficiente, que vai ajudar a população a economizar com energia, foi lançado nesta quarta-feira (24) pelo governador Beto Richa e o presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna. 

O governador lançou, ainda, os projetos Luz na Escola, que também irá contribuir para a redução da despesa com energia, e o Fatura Solidária, que destinará recursos para entidades sociais em troca da adesão, pelo consumidor, à fatura por e-mail. “Além de todos os investimentos na área energética que fazem com que a Copel seja reconhecida internacionalmente pela boa qualidade dos serviços prestados à população, a companhia tem investido no lado social”, afirmou Richa. 

“Além de ampliar a faixa de isenção para consumidores de baixa renda, de 100 kWh para 120 kWh, a empresa desenvolve projetos como estes, que beneficiam a população e contribuem com a preservação do meio ambiente”, disse. “A Copel é uma empresa de todos os paranaenses e tem sido fortalecida em nossa gestão. É uma empresa sólida que tem hoje uma gestão competente”, destacou o governador. 

BOLSO DO CONSUMIDOR

A venda dos eletrodomésticos com 45% de desconto começa no dia 1º de julho e será feita em todo o Paraná, pelas Lojas Colombo, vencedora da licitação da companhia. O projeto é destinado aos consumidores residenciais, tanto da área urbana como da rural. A medida não abrange, porém, os seis municípios que não são atendidos pela Copel Distribuição (Campo Largo, Guarapuava, Coronel Vivida, Jacarezinho, Ribeirão Claro e Rio Negro). Serão 12 mil eletrodomésticos, entre refrigeradores e freezers, e 18 mil kits de iluminação, formado por quatro lâmpadas fluorescentes compactas de 15w e uma lâmpada led de 9,5w. 

REQUISITOS 

Para participar, o cidadão precisa estar com a conta de luz em dia, possuir um refrigerador ou freezer com pelo menos cinco anos de uso que esteja funcionando – e que será substituído, entregar um conjunto de cinco lâmpadas incandescentes (menos eficientes) e pagar o valor simbólico de R$ 1. Assim, o consumidor pode comprar um refrigerador ou freezer com 45% de desconto e receber ainda o kit de lâmpadas novas. Basta ir a uma das Lojas Colombo, onde é realizado todo o processo. Para tirar dúvidas, pode ser feito o contato pelo número de televendas da empresa: 0800 642 4242. O cliente não precisa contatar ou ir à Copel para fazer a troca.

UM POR IMÓVEL 

Cada consumidor tem direito à substituição de um eletrodoméstico por imóvel. A escolha do novo refrigerador ou freezer segue regras para garantir que o eletrodoméstico adquirido seja equivalente ao antigo. Dessa forma, por exemplo, não é possível substituir um refrigerador antigo de uma porta por um novo de duas portas, ou um freezer por um refrigerador. 

A tabela com os equipamentos equivalentes e os valores com descontos estará disponível nas lojas. De acordo com o presidente das Lojas Colombo, Adelino Colombo, a previsão é de que as 12 mil unidades disponibilizadas sejam substituídas em cerca de quatro meses. “Imaginamos que a adesão será feita rapidamente. Como as geladeiras novas têm um consumo de energia muito menor do que as antigas, por isso a substituição é importante para diminuir o consumo de energia”, disse. 

ENTREGA E DESCARTE  

A entrega será feita pelas Lojas Colombo. O aparelho e as lâmpadas antigas serão coletados no momento da entrega e devem ser os mesmos informados no momento da compra. Todos os refrigeradores e freezers recolhidos serão destinados a um processo de reciclagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente. O consumidor que participar deve, impreterivelmente, entregar seu refrigerador antigo e o kit de lâmpadas incandescentes, para receber o novo, com o desconto. Moradores de Campo Largo, Guarapuava, Coronel Vivida, Jacarezinho, Ribeirão Claro e Rio Negro, não atendidos pela Copel, não participam do projeto.  




×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber