Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Prazo para entrega dos calendários das escolas termina nesta segunda

.

Prazo para entrega dos calendários das escolas termina nesta segunda - Foto: TNONLINE
Prazo para entrega dos calendários das escolas termina nesta segunda - Foto: TNONLINE

Termina nesta segunda-feira (22) o prazo para que as 2,1 mil escolas entreguem os calendários escolares aos 32 Núcleos Regionais da Educação (NREs).

A orientação da Secretaria de Estado da Educação (SEED) do Paraná é que sejam cumpridos os 200 dias letivos e as 800 horas de conteúdo previstas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Com as duas greves de professores feitas neste ano os alunos perderam 49 dias letivos, que precisam ser repostos. “As propostas para os calendários de reposição de aulas são muitas, mas a Secretaria cumprirá o que a lei determina”, destacou a secretária da Educação, professora Ana Seres.

Cada regional apresenta uma realidade diferente, pois durante a paralisação houve casos de escolas que mantiveram as aulas normalmente, outras parcialmente, e outras fecharam as portas. Portanto, cerca de 50% das unidades escolares encerrarão o ano letivo em 23 de dezembro, enquanto outras só concluirão a reposição em 2016. Na próxima semana, o Governo do Estado e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) vão continuar as negociações sobre o custeio do transporte escolar dos alunos da rede estadual, prejudicados pelas paralisações. 

Cerca de 200 mil estudantes dependem do transporte escolar. A rede estadual tem um milhão de alunos. Na sexta-feira (19), estudantes apucaranenses, caminharam pelas ruas da cidade até a Prefeitura municipal, em protesto contra o calendário de reposição das aulas. Os estudantes reivindicam alterações nos horários de aulas durante a semana para compensar o período de reposição, para evitar que se estenda até março de 2016.

Os estudantes de Apucarana da rede estadual, se sentem prejudicados com o novo calendário. O prefeito de Apucarana, Beto Preto, recebeu os alunos pela manhã desta sexta-feira, (19) em frente a prefeitura municipal. Os estudantes de Apucarana da rede estadual se sentem prejudicados com o novo calendário escolar estabelecido pelo Núcleo Regional de Educação (NRE), previsto para terminar só em março de 2016.

O calendário prejudica todos os estudantes da rede pública estadual, como os participantes do Enem, e ainda mais, quem for para faculdade particular, que perderá o ano, a solução seria a sexta aula e aulas aos sábados, de acordo a estudante Fernanda Nicolli, do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Nilo Cairo.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber