Apucarana

Trio Yui será atração na abertura da Festa da Cerejeira

Da Redação ·
Trio Yui será atração na abertura da Festa da Cerejeira - Foto: Divulgação
Trio Yui será atração na abertura da Festa da Cerejeira - Foto: Divulgação

O Trio Yui de instrumentos tradicionais japoneses, integrado por Chie Hanawa (Tsugaru Shamisen), Kakinokihara Kou (Koto) e Yoshimi Tsujimoto (Shakuhachi) se apresenta nesta quinta-feira (18/06), a partir das 21 horas,no palco principal da 21ª Festa da Cerejeira. As três são graduadas pelo curso de Música Tradicional Japonesa do Departamento de Música de Tokyo University of the Arts.

O grupo executa além das apresentações com músicas eruditas (tradicionais), outros ritmos em conjunto com artistas de estilos diferentes e ainda com músicas originais do grupo. A diversidade de suas apresentações tem chamado a atenção do público. Neste tour, comemorativo aos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, o trio tem executado inclusive tradicionais músicas brasileiras como “Tico-tico no fubá” e “Brasileirinho”.  

Quem são as artistas japonesas

Chie Hanawa (Tsugaru shamisen - violino) Nasceu na Província de Ibaraki. Com 9 anos iniciou o aprendizado de Tsugaru Shamisen e aos 17 anos tornou-se a mais jovem a conquistar o prêmio do nível A na categoria feminina do Concurso Nacional de Tsugaru Shamisen.  Durante a sua graduação no curso de música lançou seu primeiro álbum. Além do grupo, apresenta-se também com outros artistas e em comerciais de TV. Com a repercussão de sua atuação também se apresentou nas Argentina, Chile e outros países.  

Kakinokihara Kou (koto – harpa horizontal) Nasceu na cidade de Tokyo. Aos 5 anos de idade iniciou o estudo do Koto. No mesmo ano em que se formou na Universidade de Tokyo, estreou sua carreira solo como mini álbum. Sua ampla atuação inclui apresentações ao vivo, participações em gravações e assistência de coordenação na universidade e em musicais. No ano de 2014 participou da 15ª Expo Japan em Paris, conquistando um amplo reconhecimento na carreira musical.  

Yoshimi Tsujimoto (shakuhachi – flauta de bambú) Nasceu na Província de Wakayama. Aos 16 anos iniciou o aprendizado do Shakuhachi. Durante a sua graduação na Universidade de Tokyo participou de programa de TV sobre música e no ano de 2012 apresentou-se na Copa do Mundo de Futebol feminino da FIFA sub-20. Além da sua apresentação com o grupo, também atua em duo com um pianista. Yoshimi Tsujimoto possui em seu histórico apresentações em diversos países, incluindo países da América Latina.

continua após publicidade