Apucarana

Saúde Pública de Apucarana se mobiliza contra dengue

Da Redação ·
Ação foi definida ontem (15) durante reunião periódica do Comitê Gestor Intersetorial  para Controle da Dengue - Foto: Divulgação
Ação foi definida ontem (15) durante reunião periódica do Comitê Gestor Intersetorial para Controle da Dengue - Foto: Divulgação

A Autarquia Municipal de Saúde vai realizar em julho uma grande mobilização para mais uma vez divulgar e cobrar medidas preventivas contra a dengue. A ação foi definida ontem (15) durante reunião periódica do Comitê Gestor Intersetorial para Controle da Dengue. Na oportunidade foram atualizados os dados da doença durante o último ciclo estatístico, o qual é avaliado sempre dentro do período anual de agosto a agosto.

“Entre agosto de 2014 e o mês de junho foram confirmados em Apucarana 156 casos de dengue, sendo 58 importados e 98 autóctones, quando a doença é contraída dentro do próprio município. Temos outras 202 notificações, aguardando resultado do Laboratório Central do Estado (Lacen)”, detalha o superintendente do Departamento de Vigilância em Saúde, Aguinaldo Aparecido Ribeiro.  

Apesar de considerar a situação de Apucarana preocupante, Ribeiro observa que a cidade está cercada de municípios com índices de epidemia. São os casos de Marilândia do Sul com 250 casos, Rio Bom com 151, Jandaia do Sul, com 80, Califórnia com 62, Faxinal com 103, entre outros. Arapongas está com 282 casos. “Apesar de entrarmos num período em que a fator climático é desfavorável a proliferação do mosquito da dengue, temos que continuar com os cuidados preventivos contra a doença.

A população deve manter o estado de alerta permanente, deixando seu quintal livre de qualquer recipiente onde o mosquito pode depositar suas larvas”, orienta Ribeiro.    A mobilização anunciada pela saúde pretende envolver o maior número possível de entidades e representantes de sociedade organizada. Além da distribuição de panfletos, haverá um trabalho envolvendo estudantes dentro das salas de aula, bem como distribuição de mudas de plantas que ajudam no combate a doença.

continua após publicidade