Apucarana

GMs têm aula inaugural de capacitação em Apucarana

Da Redação ·
Aula inaugural de capacitação para GMs foi ministrada pelo juiz Oswaldo Soares Neto - Foto: Dirceu Lopes
Aula inaugural de capacitação para GMs foi ministrada pelo juiz Oswaldo Soares Neto - Foto: Dirceu Lopes

 O juiz titular da 1ª Vara Criminal de Apucarana, Osvaldo Soares Neto, ministrou a aula inaugural do curso de capacitação profissional da Guarda Municipal (GMA). O início das atividades, que se estenderão por quatro meses, ocorreu nesta quinta-feira (11/06), nas dependências do Centro da Juventude, no Jardim Diamantina. A capacitação, que terá duração total de 476 horas, está à cargo da Padrão Consultoria e Treinamento em Segurança, de Arapongas, empresa vencedora do processo licitatório.

Além dos 30 guardas municipais (28 homens e 2 mulheres), a aula inaugural reuniu representantes da empresa e de forças policiais que atuam na área da segurança pública em Apucarana. Estiveram presentes o major PM RR Edwayne Aparecido Areano Arduin, diretor-presidente da Padrão Consultoria, o tenente PM RR Edinei da Silva, comandante da GMA, o major Hemerson Saqueta Barbosa, comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Apucarana (SGBI), o capitão  capitão Israel Aparecido de Carvalho, do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e o tenente Mário Rocha Neto, representando o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado.

O prefeito Beto Preto foi representado na abertura da aula inaugural pelo delegado aposentado da Polícia Civil, Sérgio Luiz Barroso, que até a semana passada respondia pela Secretaria Municipal de Governo.

“Mesmo depois da minha saída, o prefeito solicitou que eu viesse, pois acompanhei todo o processo que resultou nesta capacitação que se inicia. Quero agradecer ao prefeito por ter atendido o pedido de propiciar aos guardas municipais o treinamento, que será ministrado por profissionais da mais alta competência”, destacou Barroso.

“Além de enriquecer o currículo dos guardas municipais, será um marco na GM de Apucarana. É um investimento que certamente terá reflexos na qualidade do serviço prestado à sociedade, levando por consequência à valorização do profissional”, completou. Após participar da abertura dos Jogos Municipais das Crianças, que aconteceu simultaneamente no Jardim Ponta Grossa, o prefeito Beto Preto se deslocou até o Centro da Juventude e visitou os guardas municipais que estão participando do treinamento.

“A capacitação é uma adequação à Lei 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Nacional das Guardas Municipais e que entrou em vigor no ano passado”, comentou Beto Preto, lembrando que o treinamento seguirá a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão ligado ao Ministério da Justiça.

O responsável técnico da capacitação é o major  Edwayne Aparecido Areano Arduin, que é da Reserva Remunerada da Polícia Militar e também tem experiência na área pública como secretário municipal de Segurança Pública de Arapongas, De acordo com ele,  todas as aulas do curso vão ocorrer no Centro da Juventude, de segunda a sexta-feira.

“O treinamento vai focar a prevenção e o policiamento comunitário, inserindo a Guarda Municipal num contexto social”, frisa. Conforme o major, a grade curricular prevê capacitações em direitos humanos, relações com a comunidade, relações e condições de trabalho, ética, cidadania, estudo da violência, educação física, defesa pessoal, técnicas e táticas operacionais e noções de trânsito. “A capacitação prevê ainda a elaboração do estatuto e lei orgânica da GM, ouvidoria e corregedoria, além do Regulamento Disciplinar da Guarda Municipal”, completa o major Edwayne Aparecido Areano Arduin.

continua após publicidade