Apucarana

​Jogos municipais das crianças serão abertos nesta quinta-feira

Da Redação ·
Foto: Edson Denobi
Foto: Edson Denobi

Com a presença do prefeito de Apucarana, Beto Preto, será aberta nesta quinta-feira (11/06) a 3ª edição dos Jogos Municipais das Crianças (Jocas), que acontecerão de 22 a 30 de junho. O lançamento contará com a presença de delegações das 37 escolas participantes e vai acontecer, às 9 horas, no Ginásio de Esportes Adildo Mecenas (Cebolão), localizado no Jardim Ponta Grossa. Criado pela atual administração, o evento é promovido em parceria pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Centro da Juventude, e  Autarquia Municipal de Educação (AME).

continua após publicidade

De acordo com Paulo Aparecido Kisner, secretário municipal de Esportes e Lazer e que também responde pela Secretaria da Juventude, as disputas vão ocorrer no período de 22 a 30 de junho. “Os jogos terão quatro modalidades, envolvendo cerca de 2 mil alunos das 37 escolas da rede municipal de ensino”, afirma Paulão, lembrando que a fase classificatória vai acontecer nos primeiros quatro dias, com jogos em 8 polos. Na sequência, ocorrem as finais, no Centro da Juventude.

Os polos escolhidos para sediar a fase classificatória são as escolas municipais Karel Kober, Edson Giacomini, José Idésio Brianezzi, Plácido de Castro, Vida Nova (Caic), Monsenhor Arnaldo Beltrami  e Antonieta Lautenschlager, além do Centro da Juventude. Segundo Marta Valentin Ferreira de Freitas, coordenadora de educação física nas escolas municipais, os jogos vão reunir estudantes nascidos nos anos de 2005, 2006 e 2007. “Haverá quatro modalidades: bola queimada mista, mini handebol, voleibol gigante e xadrez.

continua após publicidade

O objetivo é fazer a iniciação, desenvolver o gosto pelo esporte e dar a oportunidade dos professores mostrarem o seu trabalho”, destaca.

Outro objetivo, conforme a educadora, é envolver a comunidade escolar, proporcionando aos pais a possibilidade de acompanharem os filhos durante as competições. “É um trabalho que contará também com o apoio fundamental dos servidores municipais e de parcerias, envolvendo arbitragem, o preparo da alimentação e o transporte até os polos”, finaliza.