Apucarana

Visita de desembargador dá início à implantação da biometria em Apucarana

Da Redação ·

O desembargador Jucimar Novochadlo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), esteve durante esta quarta-feira (10) em Apucarana para acompanhar o início da implantação do sistema de biometria (Usando impressão digital) para as eleições de 2016.

continua após publicidade

Além de Novochadlo, também estiveram presentes a diretora geral do TRE-PR, Ana Flora França e Silva, e o diretor de Planejamento, Estratégia e Gestão, Valcir Mombach. O prefeito de Apucarana Beto Preto (PT) também compareceu e fez o teste do novo sistema. "O sistema vem para garantir mais o processo de eleição no Brasil. Eu vejo que avançando no processo, garantindo mais segurança na votação, teremos um resultado mais rápido. Estamos em um momento de discussão de reformas políticas no Brasil, logo, essas questões todas, como também a votação, tem importância", citou o Prefeito. O Presidente da 

"Na prática, o eleitor será convocado a comparecer no fórum para se cadastrar e fazer recolhimento dos dados biométricos. Todo eleitor precisará fazer a regularização, do contrário, poderá ter restrições como obter financiamentos, prestar concursos, além de não poderá também tirar passaportes, logo, é importante que os eleitores compareçam e regularizem a situação" completou Novochadio.

continua após publicidade

A biometria será oficializada nos municípios de Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi. Desde início da semana, técnicos do tribunal estavam trabalhando na instalação dos equipamentos no cartório eleitoral.

Servidores da justiça eleitoral, bem como estagiários e terceiros contratados para trabalharem no recadastramento de eleitores também estão passando por um treinamento de capacitação. A data de início do recadastramento deverá ser divulgada nesta quarta-feira, após concluídas as adequações dos equipamentos.

Leia mais na edição desta quinta-feira (11) da Tribuna do Norte