Apucarana

​Saúde realiza pré-conferência municipal nesta quinta-feira

Da Redação ·
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com 32 entidades cadastradas, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) realiza a pré-conferência Municipal de Saúde nesta quinta-feira (11/06), no Cine Teatro Fênix, no período das 17h30 às 22 horas.

continua após publicidade

O evento visa avaliar as ações da saúde no município e subsidiar a gestão com novas propostas para inclusão no planejamento da saúde, bem como eleger os delegados para 10ª Conferência Municipal de Saúde que irá acontecer nos dias 3 e 4 de julho. A pré-conferência é preparatória da X Conferência Municipal de Saúde, que terá como tema central “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”.

O evento desta quinta-feira contará com representantes de entidades e instituições que representam os trabalhadores da saúde e outras áreas, prestadores de serviços da AMS e entidades da sociedade civil organizada como associações de moradores, ONGs, sindicatos, clubes de serviços e instituições religiosas.

continua após publicidade

A presidente do Conselho Municipal da Saúde, Letícia Bento, adianta que na conferência - que acontecerá entre os dias 3 e 4 de julho - haverá uma palestra com o médico Nelson Rodrigues dos Santos, um dos expoentes da reforma sanitária ocorrida no Brasil na década de 70. “O trabalho realizado naquela época levou à criação da Lei 8.080, que implantou o Sistema Único de Saúde (SUS)”, observa. Letícia lembra ainda que, para que as entidades estejam aptas a participar da conferência, é obrigatória a participação de seus delegados na pré-conferência. “Pedimos para que as entidades e instituições, na medida do possível, já levem digitadas as propostas a serem apresentadas”, solicita.

Desde já, Letícia convida as entidades e a população para participar da X Conferência Municipal, que acontecerá no dia 3 de julho (no período das 19 às 22 horas) e no dia 4 de julho (no período das 8 às 17 horas), tendo por local o auditório Gralha Azul da Unespar/Fecea. “É um momento para o exercício da democracia e da participação popular que nos foi conferido em lei, com o objetivo de discutir novos propostas e a qualidade dos serviços prestados”, finaliza.