Apucarana

Programa ‘Varejo Mais’ é lançado em Apucarana

Da Redação ·
Programa foi lançado na noite de ontem no Sebrae | Foto: Sérgio Rodrigo
Programa foi lançado na noite de ontem no Sebrae | Foto: Sérgio Rodrigo

Empresários de Apucarana terão uma nova ferramenta para desenvolver e inovar seus negócios. O Sebrae/PR realizou ontem, na cidade, o lançamento do Programa Varejo Mais - Mais Vendas, Mais Competitividade, que tem o objetivo de acompanhar as empresas em diversas áreas, como gestão e finanças, torná-las mais competitivas, oferecer estratégias de atração de clientes e estimular inovações. O programa é realizado em parceria com o Sistema Fecomércio e conta com o apoio da Acia, do Sivana e da prefeitura, através da Secretaria de Indústria e Comércio.

continua após publicidade

Apenas seis cidades em todo o Paraná foram contempladas com o programa e, na região, apenas Apucarana. O consultor do Sebrae no município, José Henrique Martins, explica que o projeto passou por uma reformulação recentemente. O acompanhamento das empresas passou de um para dois anos e inclui mais ações, como o trabalho de coaching – que consiste em explorar o potencial individual do empresário, além de utilizar a metodologia da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com foco não só na estrutura do negócio, mas também na gestão. “O empresário será auxiliado por especialistas no planejamento de diversas áreas, como finanças, vendas, marketing e outras”.  

O novo modelo de programa inclui ainda a certificação das empresas participantes do programa com o “Selo do Comércio”. O selo pode ser bronze, prata e ouro, dependendo do grau de preparo e qualificação da empresa. “A entrega do selo será realizada ao final do programa após uma análise do seu rendimento. Ele pode ser usado, por exemplo, na divulgação e na vitrine da empresa, como forma de atrair clientes”, explica Martins. 

continua após publicidade

As empresas do município foram convidadas a participar do programa durante seu lançamento, na noite de anteontem na sede do Sebrae, e a inscrição seria garantida para vinte primeiras interessadas. Martins ressalta que o “Varejo Mais” visa a transformação no comércio lojista da cidade e é importante que o empresário esteja disposto a desenvolver e melhorar seu negócio. “A ideia é manter os consumidores locais, para que diminua a evasão de recursos do município, e atrair outros clientes da região”.  

CRONOGRAMA 

O projeto “Varejo Mais” em Apucarana deve ter início na primeira quinzena de junho e deve contar com a assessoria de 13 de consultores do Sebrae além de especialistas no ramo - eles irão realizar um diagnóstico individual de cada empresa para que um plano de ação seja criado. “Conforme a demanda, vamos aumentar o corpo de credenciados, para que o maior número de empresas da cidade – que hoje somam 2 mil, sejam beneficiadas”, afirma Martins, ressaltando que a abertura de uma segunda turma já está prevista para o início do próximo ano.