Apucarana

​Apucarana inicia Semana de Combate a Violência Infantil

Da Redação ·
A abertura da semana coincidiu com a data, 18 de maio, em que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Foto: Divulgação Assessoria de Imprensa
A abertura da semana coincidiu com a data, 18 de maio, em que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Foto: Divulgação Assessoria de Imprensa

Com uma programação envolvendo conferência, palestra, entrega de cinco brinquedotecas e rua de recreio, foi lançada oficialmente hoje (18), no Salão Nobre da prefeitura a Semana Nacional de Combate à Exploração e Violência Sexual contra Criança de Apucarana. Na solenidade, com a presença autoridades municipais, o presidente do Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apucarana (CMDCA), Caio Augusto Salinet, destacou a importância do conselho em participar de parcerias para debater o tema e combater os casos de violência infantil. “É o que estamos fazendo aqui. Vamos dar um basta a esse absurdo”, conclamou.

continua após publicidade

A secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, disse que a família deve estar atenda aos sinais que a criança manifesta quando é vítima de violência infantil. “Os sinais são muitos. Um dos mais evidentes é a sua repentina mudança de comportamento, se tornando mais agressiva e introvertida. Fiquem atentos e denunciem”, defendeu Márcia.

A abertura da semana coincidiu com a data, 18 de maio, em que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A solenidade teve a participação especial dos alunos destaques do Sarau de Poesias da rede municipal de educação. Vinícius Teixeira Antunes, da Escola Municipal Presidente Médici, declamou a poesia “O Pato”, de Vinícius de Moraes; Ágatha Lana Pereira de Souza Oliveira, da Escola Municipal Fernando José Acosta, o texto “Leilão de Jardim” de Cecília Meireles; e Yuri Jacson Inocêncio, da Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco, o poema “Quando eu era pequenino” de Sérgio Capparelli.

continua após publicidade

A Semana de Combate a Violência Infantil, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apucarana (CMCDCA), tem programação até o próximo sábado. Na quarta-feira (20), a Secretaria da Assistência Social fará a entrega de cinco brinquedotecas. Uma para cada um dos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e uma para o Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS. No dia seguinte, quinta-feira (21), a partir das 14 horas, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a delegada adjunta da 17ª Sub-divisão Policial, Iani Cardoso do Nascimento, profere palestra sobre o tema “Realidade Infantil – Desafios e Perceptivas frente ao crime de Abuso Sexual.

Já na sexta-feira (22), das 8 às 17 horas, também no polo da UAB, acontece a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. A conferência terá como palestrante o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Antônio Carlos Malheiros, e acontece no salão de eventos Espaço e Festa, na Rua Clotário Portugal, 149, Barra Funda.

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Malheiros é atualmente professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Faculdade de Direito Padre Anchieta, das Faculdades Integradas Rio Branco e conferencista da polícia militar do estado de São Paulo, OAB/SP, COGEAE-PUC-SP. É coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, presidente por dois mandatos da comissão de Justiça e Paz de São Paulo, coordenador nacional de campanha do Conselho Nacional de Justiça. Também é conhecido como o desembargador Totó, que mesmo com a agenda apertada é voluntário como contador de história e treina leitores para crianças de 87 hospitais no país através da Associação Viva e Deixe Viver. A inscrição para a conferência pode ser feita através do site www.cmdcaapucarana.info.

Para marcar o encerramento da semana, no sábado (23), das 13 às 16h30, na Avenida Aviação, uma quadra após o canteiro de obra da Escola Municipal Fernando José Acosta, será promovido o evento “Rua de Recreio. Os eventos de 21 e 22 de maio serão certificados. Mais informações no CREAS – Centro de Referência Especializada da Assistência Social pelo telefone 3422-9357 ou no site www.cmdcaapucarana.info.