Apucarana

​Pedestres denunciam desrespeito a vagas para deficientes 

Da Redação ·
Caçamba ocupa vaga especial para deficientes físicos
Caçamba ocupa vaga especial para deficientes físicos

O desrespeito a vagas destinadas aos portadores de deficiência física é um problema constante em Apucarana. Nesta sexta-feira (08), a Tribuna recebeu reclamações sobre uma caçamba para coleta de entulhos colocada sobre uma vaga preferencial, na Praça Interventor Manoel Ribas (Praça do Redondo), em frente ao CentroNorte Shopping Center, na área central da cidade. A cena indignou dois pedestres que passavam pelo local que direcionaram a denúncia também à direção da Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap).

continua após publicidade

A atual presidente da Adefiap, Emília Cretuche, que concorre neste sábado (09) à reeleição ao cargo em chapa única, lamenta a atitude dos responsáveis. Na opinião dela, algumas pessoas não compreendem o quanto esta falta de conscientização prejudica aqueles mais necessitados.

“Geralmente, os motoristas tentam se justificar dizendo que usam as vagas só por poucos minutos, mas não entendem que o deficiente pode precisar também de uma vaga por poucos minutos e terá muito mais dificuldade para encontrar outra. E isso não acontece só com os deficientes, mas também com os idosos”, assinala.

continua após publicidade

Emília lembra ainda que, além de lidar com este problema, os deficientes físicos ainda têm de lidar com a falta de acessibilidade em determinados pontos da cidade. A presidente da Adefiap, que também é portadora de deficiência física, relata a dificuldade enfrentada por ela para acessar, por exemplo, uma agência bancária.“É muito difícil manobrar cadeira de rodas para entrar no Banco do Brasil. As bocas de lobo ficam bem em frente a porta e, além disso, a calçada está toda arrebentada. É uma falta de educação com o deficiente”, reclama.

Após avaliar este e outros problemas de acessibilidade que direção da Adefiap solicitou junto ao Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Ideplan), medidas para estruturar adequadamente as calçadas da cidade. “Existe um plano do governo municipal para reformar as calçadas e melhorar o acesso”, reitera.