Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Raposa capturada em bairro é solta em Apucarana

.

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana promoveu no início da noite de quarta-feira (07/05), em área de mata fechada distante da cidade, a reinserção natural de uma raposa do campo. O animal selvagem havia sido capturado pelo Corpo de Bombeiro em região do Colégio Polivalente de Apucarana (Premem). O local preciso da soltura não foi divulgado pelas autoridades por garantias de segurança. “Ao recebermos a raposa, que já é um espécime adulto, fizemos a avaliação biológica e como estava em boas condições de saúde partimos para a reinserção imediata na natureza”, informou Éwerton Pires, secretário de Meio Ambiente.

Sempre que um animal selvagem é visto longe de seu habitat, principalmente em áreas urbanas, são fortes os indícios de desequilíbrios como dificuldades de encontrar alimentos, degradação ambiental como poluição ou desmatamento, ou ainda queimadas, que forçam o êxodo como forma de sobrevivência. “Independente do motivo, orientamos às pessoas a não procurarem agir por conta própria na tentativa de captura. O correto, ao se deparar com um animal selvagem, é acionar as autoridades, como o Corpo de Bombeiros, a Força Verde ou a Secretaria de Meio Ambiente”, orienta Pires.

Com relação à raposa do campo, ele destaca que não se trata de um animal perigoso. “Esta espécie é generalista e se adapta muito bem à expansão das cidades, vivendo ao seu entorno nas propriedades rurais”, comenta o secretário.

Ainda nesta semana as autoridades ambientais precisaram lidar com outra captura, também em propriedade rural do Distrito de Vila Reis. Na oportunidade, a operação ficou a cargo da Polícia Ambiental Força Verde e envolveu um gato-maracajá que estava atacando galinheiros na região. Assim como no caso da raposa, o felino foi avaliado por um biólogo da prefeitura e devolvido à natureza.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber