Apucarana

Mais de 2,5 mil eleitores podem ter títulos cancelados

Da Redação ·
As duas zonas, juntas, totalizaram 1.392 pessoas com a pendência - Foto: Tribuna do Norte (Arquivo)
As duas zonas, juntas, totalizaram 1.392 pessoas com a pendência - Foto: Tribuna do Norte (Arquivo)

Mais de 87,4 mil eleitores paranaenses que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem ter o seu título de eleitor cancelado. Desse total, 85.094 eleitores ainda não regularizaram sua situação.

continua após publicidade

Em Apucarana e Arapongas, o número de eleitores que precisam regularizar a situação com a Justiça Eleitoral passa de 2,5 mil. O prazo termina nesta segunda-feira, 4 de maio, e não será prorrogado. Em Apucarana, a Zona Eleitoral nº 179 é a que está em pior situação. Responsável também pelos municípios de Cambira e Novo Itacolomi, ela soma 974 eleitores que não votaram nem justificaram o voto. Exclusiva de Apucarana, a Zona Eleitoral nº 28 registrou 418 eleitores nessa situação.

As duas zonas, juntas, totalizaram 1.392 pessoas com a pendência. “Estes dados são de fevereiro. No entanto, de lá para cá, não tivemos uma grande procura. Ou seja, os números são praticamente os mesmos”, destaca Naira Nunes André, técnica judiciária do Fórum Eleitoral de Apucarana. Segundo ela, a maioria das pessoas que regularizaram a situação neste período não compareceu à Justiça Eleitoral com esse propósito. “A maioria das pessoas veio até o fórum para resolver outras questões e foi então informada dessa pendência. Só assim para que a situação seja regularizada”, afirma.

continua após publicidade

Em Arapongas a situação não é diferente. Na Zona Eleitoral nº 180 são 590 eleitores sem justificar a ausência nas urnas. Já na Zona 61 são 532. São 1.122 eleitores no total.

A analista do Fórum Eleitoral de Arapongas, Mariangela de Souza Melo, afirma que, mesmo com divulgação sobre o assunto, poucas pessoas procuraram a Justiça Eleitoral. “Quase ninguém veio com esse propósito. Acredito que seja porque em breve, em julho, faremos o recadastramento biométrico no município. Por isso, as pessoas estão esperando para fazer tudo ao mesmo tempo”. Para regularizar a situação, quem se encontrar nessa situação deve comparecer a qualquer fórum ou cartório eleitoral, no horário das 12 às 19 horas, portando documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento de multa ou sua dispensa. O eleitor pode verificar se o seu documento está sujeito ao cancelamento no site do TRE-PR (www.tre-pr.jus.br).